A bioplastia peniana é um procedimento estético minimamente invasivo que visa melhorar a aparência do pênis, podendo aumentar de 2 a 3 cm sua espessura e promovendo resultados naturais. Utilizando materiais biocompatíveis, essa técnica prioriza a segurança e o conforto do paciente, oferecendo uma alternativa menos complexa em comparação a outras intervenções cirúrgicas.

Em entrevista, o Dr. Alex A. Simões, médico urologista membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Especialista em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva, explicou que a bioplastia peniana “consiste no aumento de volume peniano a partir da injeção de preenchedores no espaço subcutâneo da genitália.” Com clínica em Belo Horizonte (MG) e referência na realização desse procedimento, o médico destacou que esses preenchedores podem ser absorvíveis ou não, proporcionando ganhos significativos no diâmetro do pênis, especialmente em seu estado flácido. Essa abordagem é diferente de técnicas mais invasivas, que exigem incisões cirúrgicas e períodos de recuperação mais longos.

Os motivos que levam os homens a buscar a bioplastia são variados e muitas vezes estão relacionados a questões de autoestima. “Em sua maioria, os pacientes enfrentam problemas associados a baixa autoestima e insegurança em relação à anatomia de sua genitália”, explicou Dr. Alex. Para muitos, o procedimento oferece uma solução para preocupações estéticas, como assimetrias ou tamanhos que não se alinham com suas expectativas. O médico também ressaltou que, em alguns casos, os pacientes podem ter alterações anatômicas que não impactam a função sexual, mas que podem ser corrigidas para melhorar a autoestima.
O procedimento é realizado em consultório médico, sob anestesia local, e envolve a aplicação de preenchedores utilizando cânulas, o que minimiza o desconforto e elimina a necessidade de internação. “Não há cortes significativos ou pontos. É um procedimento basicamente indolor, com resultados imediatos. Não há internação hospitalar e os pacientes estão aptos a deixar a clínica imediatamente após o procedimento”, afirmou Dr. Alex, ressaltando a praticidade e a rapidez do processo.
Embora os riscos sejam considerados baixos, Dr. Alex alertou que as principais complicações vão desde hematomas e equimoses até infecções e edemas, embora essas ocorrências sejam raras quando a técnica adequada é empregada. Por isso, ele enfatizou a importância de realizar o procedimento com um urologista qualificado, que possui o conhecimento necessário sobre a anatomia e as funções do sistema genital masculino. “A participação do urologista é tão importante em todo o processo, pois ele pode garantir uma abordagem segura e eficaz.”
Para aqueles que estão considerando a bioplastia, o médico recomenda que os interessados verifiquem a qualificação do profissional e se informem sobre os materiais utilizados. “A primeira recomendação é que se certifique de que o profissional escolhido é um médico qualificado, preferencialmente um urologista, que domine a anatomia genital e que possa auxiliá-lo adequadamente em todo o processo”, disse Dr. Alex, acrescentando que é essencial alinhar expectativas sobre os resultados e entender as possíveis complicações associadas.
Após o procedimento, os pacientes devem respeitar um período de abstinência sexual que varia de 7 a 10 dias, além de evitar atividades físicas nos 3 primeiros dias. “Entre 8 e 9 em cada 10 pacientes atinge bom nível de satisfação após o procedimento de bioplastia peniana”, revelou Dr. Alex, ressaltando a alta taxa de satisfação entre os pacientes.
Por fim, o Dr. Alex destacou que a bioplastia peniana “veio para se firmar no arsenal terapêutico masculino”, permitindo que homens também busquem intervenções estéticas para melhorar sua autoestima. Assim como as mulheres, que já têm acesso a uma ampla gama de procedimentos estéticos, os homens estão começando a explorar essas opções. “Desde que praticada de forma responsável e criteriosa, a bioplastia sinaliza um franco crescimento na nossa realidade clínica”, concluiu o médico, indicando que a aceitação social desse tipo de procedimento tende a aumentar.