Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Documentário inédito sobre Dom Helder Câmara estreia no canal Curta!

Inédito, ‘Utopias Peregrinas: Dom Helder Câmara’ apresenta as lutas e o legado do líder humanista

Analice Nicolau

20/06/2025 11h00

unnamed (4)

Viabilizado pelo Curta! através FSA, filme traz a história de uma das mais importantes figuras religiosas do país (Crédito: Divulgação/Curta!)

Quatro vezes indicado ao Nobel da Paz, Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, deixou um forte legado por conta de seu trabalho social e sua luta contra as desigualdades. Seus ideais seguem representados em cada projeto iniciado ou fortalecido por sua atuação e são celebrados no documentário inédito “Utopias Peregrinas: Dom Helder Câmara”, que estreia com exclusividade no canal Curta!.
 

Viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e com produção da Alumia Filmes, o filme, dirigido por Camilo Cavalcante e César Rocha, retrata a trajetória de uma das mais importantes e influentes figuras religiosas do país, que continua a ser lembrada por sua humildade, coragem e solidariedade mesmo tantos anos depois de sua morte, em 1999, aos 90 anos. Para contar essa história, os diretores lançam mão de imagens de arquivo e depoimentos inéditos de personalidades como o padre Júlio Lancelotti, a fundadora do Instituto Dom Helder Câmara, Teresa Duere, e a freira e teóloga Ivone Gebara, entre outros.
 

“Eu nunca vi alguém com tal capacidade de trabalhar em equipe. Era um bispo da Igreja Católica, mas, de fato, um homem do mundo”, define o monge beneditino, escritor e teólogo Marcelo Barros.
 

De trato gentil e acolhedor, Dom Helder começa a se destacar como líder ainda enquanto padre, em 1955. No Rio, é responsável por organizar o Congresso Eucarístico Internacional, evento que se tornaria um momento de virada nos seus ideais, desvencilhando-se do passado como membro da Ação Integralista Brasileira (movimento ultranacionalista de viés fascista). Confrontado pela dicotomia entre a desigualdade da cidade e a estrutura do evento, inicia sua trajetória de luta.
 

O documentário mostra como ele passou a enxergar as dores do mundo e lutar para transformar a realidade, e apresenta os frutos de suas iniciativas. Entre elas, está a criação da Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional levantado no contexto de remoção das favelas da Zona Sul carioca, e projetos de agricultura familiar no Nordeste, cedendo terras à população para áreas de produção coletiva.
 

“Acho que o principal legado de Dom Helder é não naturalizar que tenha tanta gente sem casa, gente passando fome, de uma minoria ter riqueza concentrada em suas mãos construída a partir da exploração do povo trabalhador. O legado é despetrificar nosso coração e chamar de injustiça o que é injustiça”, afirma o fundador da Igreja Batista do Caminho, professor, político e pastor Henrique Vieira.
 

O longa-metragem ressalta como Dom Helder passa a liderar um movimento por uma Igreja Católica mais humilde, popular e próxima ao povo, incentivando a renúncia aos luxos. Sua posição cria inimigos dentro da Cúria e no campo político. No Brasil, ele se destaca como voz da oposição e denuncia as violências da Ditadura Militar.
 

Boicotado pelo Governo Médici, suas indicações ao Nobel da Paz não se concretizam em premiação. Contudo, os beneficiados pelos seus projetos sociais e as novas gerações engajadas e comprometidas na defesa dos Direitos Humanos mostram que os ideais de Dom Helder Câmara permanecem vivos, uma referência humanista que pavimenta a esperança.
 

“Uma das faltas mais importantes de Dom Helder no mundo de hoje é sua capacidade de ser acendedor de utopias. Seus braços abertos, seu sorriso, sua maneira de abraçar o mundo e mobilizar pessoas são muito necessários hoje, num mundo em que vivemos cada vez mais em isolamento”, ressalta o diretor consultivo do IDHeC Antonio Carlos Aguiar.
 

“Utopias Peregrinas: Dom Helder Câmara” é uma produção da Alumia Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O documentário também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 20 de junho, às 22h.

Quintas do Pensamento – 19/06

22h – “Encontro com Lacan” (Documentário)

A vida do psicanalista e psiquiatra Jacques Lacan através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos e familiares. Nascido em uma família burguesa católica, ele tinha um conhecimento enciclopédico como psiquiatra e era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Apesar de brilhante, seus próprios colegas o condenavam. Hoje, Lacan é considerado o mais controverso dos psicanalistas. Direção: Gerald Miller Duração: 52 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 20 de junho, às 02h e às 16h; 21 de junho, às 13h30; 22 de junho, às 20h30; 23 de junho, às 10h.

1012107 9
1012107 9

Sextas de História e Sociedade – 20/06

22h – “Utopias Peregrinas: Dom Helder Câmara” (Documentário) – INÉDITO E EXCLUSIVO

A trajetória de Dom Helder Câmara, um dos mais influentes líderes religiosos da América Latina no século XX, cotado ao Nobel da Paz. Ele foi também ativista político, perseguido pela ditadura militar e articulador de movimentos sociais de base. Direção: Camilo Cavalcante e César Rocha Duração: 78min Classificação: Livre Horários Alternativos: 21 de junho, às 02h e às 14h30; 22 de junho, às 21h30; 23 de junho, às 16h; 24 de junho, às 10h.

captura de tela 2025 05 07 às 16.32.41
captura de tela 2025 05 07 às 16.32.41

Sábado 21/06

22h20 – “Paulo César Pinheiro – Letra e Alma” (Documentário)

Poeta, escritor, compositor e referência incontestável da rica produção cultural brasileira, Paulo César Pinheiro fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu “régua e compasso”. Autor de vasta e rica produção — entre músicas, livros e peças teatrais — e de parcerias memoráveis, que já atravessam cinco gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar. Direção: Cleisson Vidal e Andrea Prates Duração: 85 min Classificação: Livre.

tf pcp foto 03

Domingo 22/06

20h – “Grandes Cenas – 2ª Temporada” (Série) – Episódio: Bacurau

Os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles exploram a concepção e a repercussão de “Bacurau” (2019). O foco aqui é a violenta cena na cabana de Damião, o primeiro gesto de contra-ataque do povo de Bacurau contra os invasores. Direção: Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Duração: 20 min Classificação: 10 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado