Na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, Brasília foi palco de uma celebração especial em homenagem aos garis, profissionais essenciais na manutenção da limpeza e segurança das ruas da capital federal. O evento, realizado no Pavilhão do Parque da Cidade, marcou o Dia do Gari, instituído oficialmente no calendário de eventos do Distrito Federal pelo decreto nº 43.320, em 2022.

A programação do evento começou cedo, com a abertura dos portões às 07h30, seguida por um coffee break. As apresentações artísticas ficaram a cargo da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF, repentistas do Detran-DF e do cantor Rainner, que animaram o público presente.

A solenidade principal contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Ibaneis Rocha, o secretário de turismo Cristiano Araújo, o diretor-presidente do SLU-DF, Silvio Vieira, e os secretários de meio ambiente e da mulher, Gutemberg Gomes e Gisele Ferreira. Também participaram os secretários de governo José Humberto Pires e os deputados distritais Thiago Manzoni, Pepa, Rogério Morro da Cruz, Erika Kokay e Chico Vigilante. Durante a cerimônia, Renato Pereira dos Santos, profissional da Sustentare, foi homenageado pela conquista da medalha de ouro no Campeonato Mundial de Karatê em Malta, em 2024.
Silvio Vieira abriu a solenidade, destacando a importância do decreto que instituiu o Dia do Gari e agradecendo o apoio do governador Ibaneis Rocha. “Estamos com todo o governo presente para fazer essa festa para os nossos garis. Eles merecem esse evento. Palmas a vocês que estão todos os dias fazendo o melhor para nossas cidades”, afirmou Vieira.
O governador Ibaneis Rocha expressou sua alegria em compartilhar a data com os garis do Distrito Federal. “Quero dizer a todos vocês que nós do governo vamos continuar empenhados para dar a melhor condição de vida para cada um. Então é um dia de agradecimento, um dia de reflexão para toda a população do Distrito Federal sobre a importância desse serviço em nossa cidade. Meu agradecimento e respeito a cada um de vocês”, disse Ibaneis.
Após a cerimônia, as celebrações continuaram com mais uma apresentação do cantor Rainner, além de shows do cantor e gari Marcinho, teatro com servidores do SLU, e apresentações musicais da dupla Wilian e Marlon, Rubinho Gaba e Pagode do Vini. Durante toda a manhã, os visitantes e profissionais puderam acessar diversos serviços gratuitos, como atendimentos médicos e vacinação contra influenza, covid-19, tétano, hepatite e febre amarela. O Ônibus da Mulher esteve presente para orientar sobre o fluxo de atendimento em situações de violência e informar sobre cursos gratuitos da Secretaria de Estado da Mulher. Além disso, houve serviços de orientação jurídica e psicossocial e uma palestra de conscientização sobre o Maio Amarelo, dedicado à segurança no trânsito.
O evento também contou com uma feirinha de produtos de comerciantes locais, promovendo a economia da região. Realizado pelo Instituto Cerrado Livre, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento atraiu cerca de 5 mil pessoas ao Parque da Cidade.
Para marcar a data, a campanha “Dia Sem Lixo” foi lançada, convidando a população de Brasília a não colocar lixo para fora no dia 16 de maio, em reconhecimento e homenagem aos profissionais da limpeza urbana.