Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Débora Fernandes lidera o bem-estar: Como a ciência do sono está transformando o mercado

A diretora do INER fala sobre a crescente demanda por conforto e qualidade de vida, impulsionada pela pandemia

Analice Nicolau

27/09/2024 13h00

Débora Fernandes, diretora executiva do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) e da Pró-Espuma, tem se destacado como uma das principais vozes femininas na promoção da qualidade do sono no Brasil. O mercado do bem-estar, avaliado em mais de 400 bilhões de reais, vem crescendo a passos largos desde a pandemia, com o Brasil ocupando o 11º lugar no ranking mundial. Débora, à frente do instituto há dois anos, defende que a conscientização sobre a higiene do sono é fundamental em um cenário em que mais de 300 empresas competem no setor colchoeiro, muitas vezes priorizando preço em detrimento da qualidade.

“Atualmente, a concorrência na indústria de colchões é muito alta. O consumidor precisa entender a importância de adquirir um colchão ideal, e isso só é possível com informação”, ressalta Débora, que também atua como palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre a otimização do ambiente de descanso.

A executiva, graduada em Direito, Propaganda e Marketing, e com pós-graduação em Administração de Marketing e especialização em Inovação Digital, afirma que seu propósito vai além de atender à demanda de mercado. Segundo ela, o foco é proporcionar mudanças significativas na vida das pessoas por meio do conhecimento. “Meu objetivo é usar a informação para transformar a maneira como as pessoas encaram o sono e o bem-estar”, afirma.

Sob sua gestão, o INER tem se consolidado como uma referência no setor. Fundado em 1984, o instituto foi pioneiro ao desenvolver a Tabela de Biotipo, que estabelece padrões técnicos para a fabricação de colchões de espuma, e o selo Pró-Espuma, que certifica a qualidade dos produtos. Em 2004, o INER lançou a primeira norma técnica para colchões de molas no Brasil, ampliando sua certificação para estofados e travesseiros em 2011.

“A inovação está no centro do nosso trabalho”, destaca Débora, que também é host do podcast Pró-Espuma Cast, onde discute temas relacionados à saúde, bem-estar e as últimas tendências da indústria. “Cada vez mais, estamos focados em impulsionar o desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade, com um olhar atento para a sustentabilidade e as necessidades do consumidor moderno.”

Com uma abordagem que combina resiliência e empatia, Débora Fernandes tem mostrado que a liderança no mercado do sono vai além da simples venda de produtos. “A adaptação às mudanças do mercado é essencial, e faço questão de acompanhar cada novidade, sem deixar de lado os valores que moldam minha carreira e o INER”, finaliza.

O instituto segue à frente no desenvolvimento de pesquisas e normativas que balizam a produção de colchões, impulsionando o mercado e garantindo a entrega de produtos que prezam pela saúde e conforto do consumidor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado