Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Congonhas é o segundo aeroporto mais pontual do mundo em maio

Em menos de sete meses de gestão, Aena Brasil eleva pontualidade de 65% para 88,53%

Analice Nicolau

04/07/2024 14h00

whatsapp image 2024 07 04 at 11.18.19 (1)

whatsapp image 2024 07 04 at 11.18.19 (1)

Congonhas atingiu 88,53% de pontualidade em maio de 2024, tornando-se o segundo aeroporto mais pontual do mundo, segundo dados da Cirium. Em menos de sete meses sob a gestão da Aena Brasil, o índice de pontualidade do aeroporto subiu de menos de 65% para 88,53%. Em junho, o desempenho se manteve próximo, alcançando 86,18%.

Desde que a Aena Brasil assumiu a gestão de Congonhas em outubro de 2023, a pontualidade dos voos, que é um dos critérios de avaliação mais importantes para a experiência do passageiro e eficiência operacional do aeroporto, melhorou significativamente. “Desde que a Aena Brasil assumiu Congonhas, enfrentando uma pontualidade abaixo de 65%, em menos de sete meses conseguimos colocar CGH no pódio, alcançando a segunda colocação entre os aeroportos mais pontuais do mundo entre os grandes aeroportos”, comemora Kleber Meira, diretor do aeroporto.

Para atingir esses números, a Aena Brasil investiu em relatórios e análises de dashboards em tempo real, compartilhando os resultados internamente e com gestores das empresas aéreas, além de manter uma comunicação constante com a Agência Nacional de Aviação Civil e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Esse esforço colaborativo ajudou a melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado aos passageiros e companhias aéreas.

“A importância da pontualidade nos aeroportos, especialmente nos hubs, não pode ser subestimada. Congonhas (CGH) é o aeroporto mais estratégico e importante para a malha aérea brasileira, conectando várias cidades ao aeroporto mais central da principal cidade da América Latina”, reforça Meira.

A Cirium classifica os aeroportos em quatro categorias, com base no número de assentos oferecidos nos voos de partida e no alcance dos voos. Globais, com 25 a 40 milhões de assentos e atendendo a pelo menos três regiões do mundo; Grandes, com 25 a 40 milhões de assentos, mas sem atender a pelo menos três regiões; Médios, com 15 a 25 milhões de assentos; e Pequenos, com 5 a 15 milhões de assentos. Congonhas se destacou na categoria de grandes aeroportos, consolidando sua importância na aviação regional e global.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado