Mesmo com a internet facilitando a vida em vários momentos, existe algo que, para muita gente, é sagrado: as compras no supermercado. Ir à loja, passear entre os corredores, ver os preços e comentar, com quem está perto, sobre produtos e lançamentos. Uma experiência que pode e deve ser aprimorada, em nome da rentabilidade e fidelidade dos clientes.

Katia Bello, arquiteta pós-graduada em neuromarketing e CEO da Opus Desig, se viu diante de um desafio. Ela, que há 30 anos dá “cara” e “formato” a supermercados, precisava fazer um projeto que estimulasse os cinco sentidos e entrasse na mente dos clientes que visitassem a nova unidade do Grupo Muffato, em Alphaville, em Londrina, Paraná.
A loja, inaugurada em janeiro deste ano, mostra todo o sucesso da empreitada. Teto, mobiliário, instalações, iluminação, tecnologia, juntos, criaram uma atmosfera que gera satisfação e tranquilidade aos visitantes.

“A prioridade era sair do ‘lugar comum’ e impactar. As pessoas costumam levar suas listas de compras, simplesmente procurar os produtos, pagar e ir embora, algo mecânico. Não precisa ser desta forma”, diz a especialista. “O projeto abre um novo mundo para o formato do varejo”.
Na arte criada no Muffato pela equipe da Opus Design, que tem à frente Katia Bello há muitas nuances e estímulos. Levando em conta de que é no ponto de venda que se constrói uma marca, os 13 mil metros quadrados da nova unidade da rede no Paraná ganharam sofisticação, conforto e tecnologia.

O amplo estacionamento e os caixas com autoatendimento chamam atenção. Quem chega começa a fazer um percurso intuitivo, guiado por painéis em led e expositores interativos, com atendimento personalizado. Cada ambiente encanta o consumidor. Há cascata de água na área de hortifruti; o forro, moderno, em curva, ajuda a fazer o caminho do consumidor; os painéis que chegam ao teto fazem os olhos brilhar.
A jornada interativa leva ao restaurante, com quatro estações de serviço. São servidos carnes, saladas, pizzas artesanais e alimentos frescos. A comida japonesa tem um buffet para chamar de sua, exclusivo de sushi. “O casal pode passear no Muffato e ter um jantar especial, assim como a família que quer se reunir”, afirma Katia.

A adega conta com o atendimento presencial de um sommelier e telas com recursos de inteligência artificial. O consumidor coloca as informações no equipamento, que indica qual bebida harmoniza melhor com determinados pratos.
“Estamos olhando para o futuro do varejo”, ressalta Katia Bello. “Trata-se da mais nova geração de lojas. Não é sobre beleza e tecnologia apenas, e, sim, entender a operação, saber o que as pessoas precisam e gostam e, com isso, aumentar a rentabilidade do negócio”.