Analice Nicolau

Cirurgia Endoscópica da Coluna Lombar entra no Rol da ANS

A medida começou a vigorar dia 1º de abril e é válida para os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 02 de janeiro de 1999

Problemas na coluna são a 3ª causa de aposentadoria por invalidez no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e requer mais tempo para ser descoberto pela Previdência Social. A entrada da endoscopia de coluna assim como de outras técnicas avançadas de tratamento das doenças da coluna no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pode trazer mais conforto para os pacientes.

O neurocirurgião especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de coluna, Marcelo Amato, contou que, “a procura pelo procedimento está crescendo e, provavelmente, continuará até que não se fale mais em cirurgia convencional, aberta, para algumas doenças da coluna, como hérnia de disco. Além disso, o procedimento ficará mais acessível a todos. Antes, muitos pacientes acabavam tendo que pagar particular porque não a conseguiam pelo convênio”, contou.

O neurocirurgião especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de coluna, Marcelo Amato, contou que, “a procura pelo procedimento está crescendo e, provavelmente, continuará até que não se fale mais em cirurgia convencional, aberta, para algumas doenças da coluna,

Apesar da ANS ter aprovado a cirurgia endoscópica de coluna apenas para hérnia de disco lombar, a técnica é utilizada para todos os segmentos da coluna e para diversas doenças da coluna que causam compressão dos nervos, como osteófitos (bico de papagaio), estenoses, cistos e tumores, além das hérnias de disco em outras regiões além da coluna lombar, como a coluna cervical e torácica.

Para o procedimento, é utilizado um endoscópio associado a uma câmera pelo qual o neurocirurgião acessa o local, remove a hérnia de disco ou outra lesão, e descomprime as estruturas neurais, com dano mínimo às estruturas da coluna, preservando ao máximo as articulações, ligamentos e musculatura, através de uma incisão de 0,8 a 1 cm, que é fechada com um ponto e recebe um pequeno curativo.

Como o procedimento é simples e exige apenas um corte pequeno, o trauma cirúrgico é mínimo e a recuperação é extremamente rápida. O paciente geralmente é operado e vai para casa no mesmo dia da cirurgia. Assim, reduz-se o tempo de afastamento do trabalho, sendo este um objetivo da ampliação da cobertura pelos planos de saúde.

“Na endoscopia, o olho do cirurgião vai para dentro do paciente através do endoscópio, exatamente onde está o problema. A visão do problema é melhor, e portanto, mais confortável para o cirurgião, mais seguro e eficaz para o paciente”, explica o médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matéria publicada em 10 de maio de 2021 17:00

Analice Nicolau

Ana Alice Nicolau, é jornalista e apresentadora. Nasceu em Blumenau/SC e desde muito cedo já gostava de interagir com as câmeras. É conhecida por seu trabalho na emissora SBT, apresentando os principais jornais da emissora durante 17 anos. Em 2020 lançou o Programa Vem Pra Rua, veiculado pelo Youtube. Quem vê a catarinense hoje, com uma carreira consolidada no Jornalismo, precisa conhecer sua trajetória. Basta olhar um pouco mais de perto para logo perceber que os anos vividos à frente das câmeras na tv e na internet são resultado de muito trabalho, dedicação, paixão e persistência. Nessa nova fase ela busca trazer mais humanidade para os diversos temas como política, saúde, bem estar, espiritualidade e qualidade de vida, não é atoa que a jornalista vem se aprofundando em temas de terapia transpessoal e inteligência emocional para agregar ainda mais na sua carreira.

Notícias Recentes

Renovação no Senado vira aposta de risco

Em 2022, haverá eleição para um terço das vagas (27 cadeiras), e figuras centrais do atual jogo político precisarão renovar…

16 de outubro de 2021

HCB realiza evento em comemoração ao dia das crianças

O deputado Distrital Agaciel Maia (PL-DF), esteve presente na ocasião. Em um discurso, Maia afirmou que agora a meta é…

16 de outubro de 2021

“Nesse Momento de ódio resolvi fazer um filme sobre amor” diz Aly Muritiba com filme que pode concorrer ao Oscar

Dirigido por Aly Muritiba, e premiado em Veneza, o longa chega aos cinemas nacionais em 25 de novembro, depois de…

16 de outubro de 2021

‘Ninguém vai votar nada com o estômago’, diz Aziz

O presidente da CPI da Covid também afirmou que discorda de parte do conteúdo que tem sido divulgado pelo relator…

16 de outubro de 2021

Ministério da Economia vai reduzir para R$ 93,4 bi o crédito extra solicitado ao Congresso

A equipe de Paulo Guedes enviará um ofício pedindo que seja modificado o Projeto de Lei n. 9, que trata…

16 de outubro de 2021

Ministério da Ciência aposta em spray anti-Covid para mãos à base de nióbio

Uma parte do financiamento do projeto foi custeada com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)

16 de outubro de 2021