Em sua 4ª edição, evento mergulha em inovação e liderança ao longo de três dias, culminando com o Prêmio Chico Vive e uma convocação para transformar indignação em soluções, na visão de Ana Clara Medeiros e Daniel Cavaretti para o futuro
Ao longo de três dias, São Paulo foi o epicentro de um movimento que transcende o empreendedorismo convencional. A 4ª edição do Clapi Club consolidou seu legado como uma imersão profunda, uma plataforma que não apenas acelera negócios, mas que tece uma rede de propósitos para mais de 200 empresários e formadores de opinião.
A jornada foi tecida dia a dia, com uma programação que equilibrou inspiração e estratégia. O primeiro dia teve início no exclusivo Hotel Unique, onde vozes femininas de impacto deram o tom da imersão. Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, abriu os trabalhos, seguida por Simone Viotto, da JK Estética Avançada, uma das maiores referências de estética do país, Raquel Kerber e Isabella Baroli, especialista do TikTok Live, que compartilharam suas trajetórias e visões de mercado. A experiência continuou com um almoço no icônico restaurante Piselli, que contou com uma apresentação especial do fundador Jucelino Pereira.

À tarde, o palco foi de gigantes da comunicação e dos negócios: Marc Tawil trouxe provocações sobre o cenário atual, enquanto Rui Mucaje, da Afro Chamber, demonstrou o imenso potencial de uma aproximação estratégica entre Brasil e África. Daniel Cavaretti e Joca Guanaes, ao lado de outros destaques nacionais, aprofundaram temas como marketing digital, inteligência artificial e expansão. A noite culminou em um dos momentos mais aguardados: o grupo prestigiou o Prêmio Chico Vive, uma celebração que transforma indignação em ação, apadrinhada por nomes como Alok, Bruno Gagliasso e Lázaro Ramos.
No segundo dia, os participantes mergulharam no coração da inovação brasileira no Cubo, o maior hub de tecnologia e empreendedorismo da América Latina, para um bate-papo focado em investimentos e no futuro dos negócios. A pausa para o almoço foi uma experiência imersiva no restaurante Baio, dentro do moderno hotel W, fortalecendo o networking em um ambiente sofisticado.

Cris Farias
Nesse contexto, o dia fechou com chave de ouro, os integrantes foram recebidos no período da tarde no espaço Ip.sme, onde Daniel Bardon apresentou o ecossitema de investimentos liderado pelo renomado investidor João Kleper. A jornalista e estrategista de comunicação Analice Nicolau provocou uma reflexão fundamental sobre o poder da comunicação assertiva para unir não apenas as diferentes regiões do Brasil, mas também para construir pontes com o continente africano. “Hoje, com tantas distrações, quem está realmente influenciando?”, questionou a jornalista. Sua fala destacou a necessidade de criar narrativas autênticas e com propósito, capazes de superar o ruído e gerar conexões verdadeiras. E uniu nesta conversa a Mentora em liderança e Inteligência Emocional Cris Farias, que aplicou um exercício e mostrou; como tipos de personalidades se completam nos negócios. Trazendo um olhar humanizado e autoconscieência para o grupo.

No sábado, os fundadores da Flakes, Léo e Laura, compartilharam a inspiradora jornada de criação e expansão da marca, um case real de como a criatividade e a visão estratégica constroem impérios. Foi nesse ambiente que discussões cruciais ganharam ainda mais força, conectando todas as pontas da jornada. Mas o quarto dia trouxe a construção de pontes entre diferentes realidades brasileiras, com a presença marcante de uma comitiva de empresários e lideranças de Rondônia, estabelecendo alianças estratégicas para fomentar o desenvolvimento econômico fora do eixo tradicional. E a finalização deste grande encontro foi na Sweet Secrets, um universo “ultrasecreto” que combinou sofisticação e exclusividade.

Visões que se conectam perfeitamente ao manifesto de Daniel Cavaretti, do Clapi Club. Para ele, a solução para um Brasil mais próspero passa por romper com a mentalidade extrativista. “Quando saímos das grandes cidades, falamos muito de agro e mineração, mas sem processos de industrialização ou criação de marcas. Ficamos num commodity que sempre disputa preço”, alerta Cavaretti. Ele defende que o verdadeiro salto está em agregar valor. “Quando começamos a criar marcas nos mercados de jóias, moda e gastronomia, que têm um potencial gigantesco com a brasilidade, geramos empregos que pagam melhor e desenvolvemos a economia e o social dos nossos territórios”.
O Clapi Club, idealizado por mentes brilhantes como Ana Clara Medeiros e Daniel Cavaretti, prova mais uma vez que negócios e propósito caminham juntos. A imersão não foi um encerramento, mas a ignição de um futuro que está sendo arquitetado hoje, por aqueles que ousam sonhar e fazer.