Na noite de quarta-feira, 04 de dezembro, o Cine Olido recebeu uma exibição especial do documentário Justiça! Uma História, em comemoração aos 150 anos do Tribunal de Justiça de São Paulo. O filme, dirigido por Vicentini Gomez, oferece um olhar profundo sobre a evolução do sistema de justiça brasileiro ao longo de cinco séculos, e contou com a presença de autoridades do Judiciário que refletiram sobre seu impacto e desafios.

O documentário, com 87 minutos de duração, conta com 36 depoimentos de magistrados e especialistas que discutem as transformações e desafios enfrentados pela Justiça brasileira ao longo do tempo. A narrativa explora desde os primórdios da Justiça no Brasil, revelando particularidades históricas que a diferenciam de outras colônias americanas, até as características contemporâneas do sistema judicial do país.

A sessão contou com a presença de Desembargadores e Juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo e da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), que prestigiaram o evento e refletiram sobre a importância do filme para o entendimento da evolução da Justiça no Brasil. Durante o evento, o Desembargador Roque Mesquita, ex-presidente da APAMAGIS, expressou sua emoção ao assistir ao documentário novamente.
Roque Mesquita revelou que foi um privilégio rever o filme com o apoio institucional da APAMAGIS. “O roteiro e a direção, conduzidos magistralmente pelo talentoso Vicentini Gomez, revelam as nuances dos primórdios da Justiça brasileira, destacando suas particularidades únicas em comparação com outras colônias americanas, até alcançar as características contemporâneas da distribuição da Justiça no Brasil”, afirmou.
Ele também ressaltou que o filme permanece atual, oferece uma verdadeira aula de História e em seu caso, uma nostalgia também. “Foi um momento de grande emoção para mim, especialmente por Vicentini ser meu ex-aluno de História e porque este projeto teve origem durante minha presidência da APAMAGIS, nos anos de 2012 e 2013.”
O documentário segue em cartaz no Cine Olido até o domingo, 08 de dezembro, Dia da Justiça, com sessões diárias às 19h. Para quem não puder comparecer pessoalmente, o filme também está disponível na plataforma SpcinePlay.