Christian Lombardi é um exemplo clássico de como São Paulo, com suas infinitas possibilidades, pode moldar vidas e impulsionar carreiras. Nascido em Araçatuba, no interior do estado, ele chegou à capital paulista ainda criança, aos três anos de idade, e desde então, nunca mais deixou a cidade que aprendeu a amar. Essa paixão pela metrópole o levou a construir uma carreira sólida e diversificada, que começou de forma inusitada: em uma oficina de borracharia.

Créditos: Divulgação
Foi aos 14 anos, trabalhando como borracheiro, que Christian teve seu primeiro contato com o comércio. “Aprendi muita coisa na oficina: a lidar com o público, a atender pessoas diariamente e, principalmente, a dar valor ao trabalho honesto. Quando começamos a ganhar o próprio dinheiro ainda jovens, passamos a dar maior importância às conquistas” diz o fundador do Horácio Bar e Cucina.

Mesmo após se formar em Direito, seguindo os passos de sua mãe, que era advogada, Christian sentiu que seu verdadeiro chamado estava em outro lugar: no contato direto com o público. Foi então que ele decidiu seguir os passos de seu pai e empreender no setor de alimentação, abrindo muitos negócios espalhados pela cidade.
Hoje, Lombardi é uma figura conhecida no mercado de bares e restaurantes de São Paulo. No entanto, ele não esconde que o caminho foi e continua sendo desafiador. “Posso dizer que 30 anos depois que comecei exerço ainda o amor pelo meu ofício. É um teste diário já que atualmente, é preciso ser malabarista diante das dificuldades econômicas”, desabafa. A pandemia foi um período especialmente difícil, quando ele, como muitos outros empresários, teve que lidar com o impacto de portas fechadas e prejuízos acumulados. “Na pandemia tomei um grande susto, pois tive que, como outros empresários, arcar com aluguéis, salários dos empregados por conta própria e prejuízos com estoques de alimentos e bebidas”, conta.
Mesmo diante de tantos desafios, Lombardi não desistiu e continua buscando formas de manter seus negócios ativos, sem repassar os aumentos dos custos aos consumidores. No entanto, o empresário lamenta a falta de apoio governamental durante a crise. “O governo poderia ter criado uma política de incentivo, tanto na parte do IPTU quanto na linha de crédito subsidiada para os aluguéis, e nada foi feito”, critica. Para ele, é fundamental que o governo olhe para o setor com mais atenção, especialmente considerando que o mercado de alimentação é o segundo maior empregador do Brasil.
Lombardi acredita que o sucesso no comércio exige mais do que paixão; requer estudo, planejamento e uma boa dose de perseverança. “Em primeiro lugar é preciso ter calma: conhecer o ramo e achar o ponto certo são passos essenciais. Segundo: é fundamental estudar o segmento, pois, quanto mais informação tiver, melhor será. Terceiro: investir no digital também é importante, já que o instagramável é uma ferramenta que vende no comércio. Quarto: jamais confunda faturamento com lucro e sempre tenha uma reserva, mesmo que o negócio esteja indo bem e finalmente, tenha amor pelo que você faz. Sem isso, nada acontece”, ensina”, aconselha sobre os passos para bons resultados.
“Falando em turismo, gastronomia e gestão de comércio, não temos cursos certificados específicos assim como existem os de capacitações para construção civil ou industrial, por exemplo, por isso, o fato do empresário ser autodidata e ir atrás da informação e do conhecimento, é primordial para que se tenha sucesso”, alerta Lombardi.
Mesmo com uma visão ampla dos negócios, Lombardi não esconde sua indignação com o descaso do governo, e também enfatiza a necessidade de ação coletiva. “O governo não tem a obrigação de saber de tudo, ele tem que ser estimulado. Nós, como cidadãos, temos de nos fazer representar para podermos apresentar soluções aos problemas e fomentar o crescimento da economia”, finaliza.