Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

CFT destaca importância dos técnicos industriais em Meteorologia: heróis invisíveis por trás das previsões climáticas

Conheça a importância dos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs, que realizam coleta, análise e interpretação de dados meteorológicos essenciais para o futuro do clima.

Analice Nicolau

19/02/2025 13h30

Enquanto o Brasil enfrenta ondas de calor recordes e mudanças climáticas extremas, uma categoria de profissionais vem se tornando cada vez mais essencial para entender esses impactos: os técnicos industriais em Meteorologia. Registrados no Sistema CFT/CRTs, esses especialistas são responsáveis pela coleta, análise e interpretação de dados meteorológicos, que são fundamentais para previsões do tempo, estudos climáticos e tomadas de decisão em setores econômicos, sociais e políticos.


A Resolução n.º 247/2023 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) normatizou essa modalidade técnica, definindo suas atribuições, campos de atuação e prerrogativas.


De acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) e do Met Office, a previsão climática do Brasil para 2025 indica a continuidade do aumento das temperaturas e da intensificação dos eventos climáticos extremos. Nesse cenário, a atuação dos técnicos industriais em Meteorologia torna-se ainda mais imprescindível.

Atuação estratégica em um cenário de crise
Os técnicos industriais em Meteorologia atuam em diversas frentes, podem gerenciar, supervisionar, conduzir, dirigir, inspecionar e executar os trabalhos de sua especialidade, além de prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projeto e pesquisa tecnológica; responsabilizar-se pela coordenação e supervisão da execução de serviços técnicos, além de atuar na elaboração e execução de projetos compatíveis com sua formação.

Entre suas atividades, destacam-se:
• Coleta e registro de dados – Os técnicos podem operar e manter estações meteorológicas, realizando a leitura, codificação e registro de elementos como temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento e precipitação.
• Análise e interpretação de dados – Atuam na análise de dados meteorológicos, imagens de satélite e resultados de modelos numéricos, organizando-os em bancos de dados para estudos e previsões.
• Operação de equipamentos – Operam e calibram instrumentos e equipamentos meteorológicos, garantindo a precisão das medições.
• Previsões meteorológicas – Elaboram previsões do tempo, diagnósticos e projeções climáticas.
• Estudos e projetos – Podem participar de estudos, projetos e pesquisas na área de meteorologia e climatologia.
• Inspeção de estações – Inspecionam estações meteorológicas, verificando seu funcionamento e a qualidade dos dados coletados.

Termo de Responsabilidade Técnica
Os técnicos industriais em Meteorologia têm a prerrogativa de emitir o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT). O documento atesta a responsabilidade civil e criminal destes profissionais que podem elaborar estudos, executar projetos ou prestar serviços no setor público ou na iniciativa privada No ambiente público do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) é possível consultar a lista dos técnicos industriais registrados. Clique aqui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado