A comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, lembrado nesta quinta-feira (28/08), reuniu as personalidades Fabio Porchat, Caio Blat e Rene Silva e cerca de 250 estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Antonio Maria Teixeira Filho, no Leblon (RJ). As personalidades participaram como voluntários do evento ‘D Voluntariar 2025’, promovido pela JA Rio de Janeiro, e conversaram sobre carreiras e profissões com os alunos do colégio estadual. A ação foi realizada no último dia 14/08.

O humorista Fabio Porchat contou sua trajetória e ficou feliz com o interesse dos jovens
“É muito legal poder estar em contato com os jovens, olhar nos olhos deles e ver a ansiedade. Eles estavam querendo entender o que a gente estava falando. A juventude está interessada e precisa, às vezes, só de um empurrão”, disse Porchat.
Já o ator Caio Blat conta que buscou falar algo que pudesse inspirar a vida desses jovens e abrir o horizonte deles. “Daqui a pouco eles vão sair da escola e terão que tomar decisões. É muito lindo poder passar por várias salas e dividir um pouquinho da minha experiência com esses jovens”, explicou.

Entre uma sala e outra, muitos pedidos de fotos e dicas ao pé do ouvido. Jornalista e fundador do jornal Voz das Comunidades, que acaba de completar 20 anos, Rene Silva ficou encantado com a recepção dos alunos. “Muito emocionante ver os olhos deles brilhando e poder transmitir a eles que acreditem nos seus sonhos. O evento é uma forma de se pensar o Brasil também”, concluiu.
A escola recebeu a primeira edição do Dia D em 2018 e a presidente da JA Rio de Janeiro, Graziella Castilho, ressaltou que a JA cria conexões que busquem inspirar os jovens.

Destaque em voluntariado corporativo
A JA Rio de Janeiro se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. Somente em 2024, a instituição contou com quase mil participações voluntárias, que resultaram em mais de 5 mil horas doadas à causa da educação. Desde 1999, a organização já registrou aproximadamente 20 mil participações voluntárias e ganhou o prêmio de Melhor ONG em Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade em 2023, ficando ainda entre as 100 Melhores ONGs do Brasil no mesmo ano.
“O nosso intuito é celebrar o voluntariado em um dos lugares onde mais amamos estar: a sala de aula. O nosso intuito é preparar a nova geração para os desafios e o sucesso, para que possam construir vidas mais prósperas e, assim, impactar positivamente suas famílias e comunidades”, comemora a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Ana Luiza Silva.
Sobre a Junior Achievement (JA)
Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da centenária rede global Junior Achievement, uma das dez organizações sociais mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada por quatro anos consecutivos ao Prêmio Nobel da Paz. No Brasil, a JA está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 205 mil voluntários.
Há mais de 25 anos transformando vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade no mesmo ano. Com o apoio de empresas que investem em responsabilidade social e ESG, já proporcionou mais de 600 mil experiências de aprendizagem a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade, com o apoio de aproximadamente 20 mil participações voluntárias.
Além disso, também realiza suas ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor, instituições de ensino e empresas, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br