Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Cannabis medicinal pode tratar alopecia, doença capilar que acomete Jada Pinkett Smith

Estudos apontam que o medicamento possui atuação em proteínas que facilitam o nascimento do cabelo

Analice Nicolau

29/03/2022 16h00

Óleo de CBD | Foto: Pixabay (Foto: Pixabay)

A cerimônia do Oscar 2022, realizada no último domingo (27/03), ficou marcada pela agressão do ator Will Smith contra o comediante Chris Rock, após o apresentador fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinket Smith, atriz e mulher de Will, que sofre de Alopecia, um transtorno que está relacionado a queda de cabelo e a perda de pelos no corpo.

A alopecia pode ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios, estresse ou doenças sistêmicas. A condição pode afetar desde regiões específicas em áreas circulares do couro cabeludo ou da barba ou até causar a completa ausência dos fios em todo o corpo. Um dos tipos mais comuns da alopecia é justamente a Alopecia Areata, uma doença autoimune que atinge cerca de 2% da população mundial.

Segundo o Dr. Wilson Tadeu Ferreira, diretor-médico da Remederi, farmacêutica brasileira de Cannabis medicinal, o canabidiol (CBD) pode auxiliar o tratamento da alopecia. Isso acontece porque a substância possui atuação nas beta-cateninas, proteínas existentes no corpo humano que são transportadas para o núcleo das células foliculares e ativam fatores importantes para aumentar o crescimento de pelos e do cabelo.

Dr. Wilson cita um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos em 2021, que aponta que a cannabis medicinal apresenta potencial efeito regulador na indução de alopecia de testosterona e PMA, podendo ter uma função moduladora na alopecia causada por via hormonal ou excesso de sinalização, tendo uma aplicação promissora no tratamento da doença.
 

“Além da queda de cabelos, existem outras pesquisas que comprovam os benefícios dos canabinóides, principalmente para melhora da coceira e da redução da inflamação do couro cabeludo, que é uma das principais causas da calvície e da queda de cabelo. No entanto, são estudos iniciais que precisam de mais análises para a ampliação do tratamento nessa área”, comentou o diretor médico da Remederi.

De acordo com o Dr. Wilson Ferreira, além de ajudar no tratamento da alopecia, a terapia canabinoide também pode auxiliar com outras doenças, como dor crônica, ansiedade, depressão, e diversas outras patologias onde a cannabis medicinal possui efeitos cientificamente comprovados e vem apresentando bons resultados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado