O verão sempre foi sinônimo de dias mais longos, alegria, sol, praia e momentos que convidam a relaxar ao ar livre. Mas, para quem sofre com problemas de circulação como as varizes, a estação mais quente do ano pode se transformar em um verdadeiro desafio. Durante o período das altas de temperatura, as queixas de sintomas relacionados à circulação sanguínea das pernas podem corresponder a até 30% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Ainda de acordo com a instituição, esses desconfortos se manifestam fisicamente, mas também podem impactar o emocional, já que pessoas com varizes relatam evitar situações sociais em que as pernas precisam ficar à mostra, como o uso de roupas curtas ou frequentar a praia e a piscina. Isso transforma o verão, que deveria ser uma estação de liberdade, em um período de insegurança e desconforto.

Cerca de 38 a 60% da população brasileira é acometida por algum grau de varizes, e o calor pode potencializar os sintomas, além de dificultar o uso das meias de compressão, essenciais para o tratamento.

O Dr. Fabio Moron, angiologista e cirurgião vascular que atua em Bauru, São Paulo, explica como o calor influencia na circulação e o que se deve fazer para aliviar os sintomas.
“As altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos como parte do mecanismo natural do corpo para dissipar o calor. Essa dilatação, no entanto, reduz a velocidade do fluxo sanguíneo nas pernas, dificultando o retorno do sangue ao coração. Em pessoas com varizes, essa dificuldade é ainda maior, agravando sintomas como sensação de cansaço, dor, peso e inchaço”, detalha Moron, que há mais de 25 anos trata doenças circulatórias arteriais, venosas e linfáticas.
Quando buscar um especialista?
Quando os sintomas são frequentes e desconfortáveis, é essencial consultar um médico especialista angiologista ou cirurgião vascular. Alguns sinais de alerta incluem:
• Inchaço em ambas as pernas, especialmente na região dos tornozelos e pés
• Dor intensa, sensação de peso e ardência
• Coceira ou mudanças na cor da pele
• Aparecimento de feridas ou úlceras
Cuidados com a sua Circulação durante o Verão
Seja qual for o seu caso, neste verão, tome alguns cuidados simples para aliviar os sintomas das varizes nos dias mais quentes:
• Proteja-se do sol para evitar manchas na pele: Use filtro solar com FPS 30 ou superior, e evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
• Pratique exercícios leves: Caminhadas nos horários mais frescos ajudam a estimular a circulação.
• Eleve as pernas: Sempre que possível, mantenha as pernas elevadas para facilitar o retorno venoso.
• Use meias de compressão: Prefira modelos mais leves para o verão.
• Hidrate-se bem: A ingestão adequada de água ajuda a prevenir a retenção de líquidos.
• Evite alimentos com muito sal, industrializados ou ultraprocessados: Eles favorecem ainda mais a retenção de líquido.
• Evite roupas apertadas e quentes: prefira roupas mais frescas e largas
• Pare de fumar: fumar prejudica todo o sistema cardiovascular.
• Movimente-se: Evite longos períodos em pé ou sentado, e alongue-se com regularidade.
• Adote um estilo de vida saudável: Combata a obesidade e o sedentarismo.
Cuidar da saúde das pernas no verão não precisa ser uma tarefa complicada. Com atenção aos sinais do corpo e medidas de prevenção, é possível aproveitar a estação mais quente do ano com menos incômodos e mais qualidade de vida. O Dr. Fabio Moron indica procurar um cirurgião vascular angiologista caso persistam os sintomas de desconforto.