A capital federal foi considerada um dos maiores exemplos do país em políticas públicas de mobilidade urbana no pós-pandemia. Por isso, o Distrito Federal será um dos destaques do Seminário Nacional NTU 2025, programado para os dias 12 e 13 de agosto em Brasília, com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”. O evento vai reunir autoridades federais, estaduais e municipais, além de empresários, especialistas e lideranças do setor. Também está prevista a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

“Nosso Seminário reúne diferentes visões e setores para construir consensos em torno de um transporte público moderno, eficiente e justo para todos os brasileiros”, destaca Edmundo Pinheiro, presidente do Conselho Diretor da NTU.
O Distrito Federal e a Região Metropolitana de Goiânia são os dois únicos sistemas de transporte do País que conseguiram recuperar integralmente a demanda de passageiros do transporte coletivo após a pandemia, segundo o Anuário NTU 2024-2025, que será lançado durante o evento. Esse resultado reflete de uma política de subsídios estruturada e eficiente, onde hoje, 75% do custo da tarifa no DF é subsidiado pelo governo, o maior índice registrado no país. Desta forma, o passageiro paga menos da metade do valor real da passagem.

Além do subsídio, outro ponto fundamental para a recuperação da demanda pós-pandemia foi a manutenção do nível de oferta dos serviços durante todo o período da crise sanitária.
O cenário local será detalhado durante o Painel 1 do Seminário, com participação do secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno José Gonçalvez, que abordará o modelo adotado em Brasília e as estratégias que garantiram o aumento da oferta do serviço e a cobertura tarifária. Outro tema de discussão será a tarifa zero, que em Brasília é adotada aos domingos e feriados, e os limites financeiros e operacionais de sua expansão.
A capital enfrenta o desafio do chamado transporte pendular: com longas distâncias entre casa e trabalho, a cidade apresenta baixos índices de passageiros por quilômetro, o que torna a operação mais cara e complexa. Ainda assim, o DF se tornou referência em equilíbrio entre acesso social, sustentabilidade financeira e foco em eficiência.
O Seminário NTU é um tradicional espaço de diálogo, construção de políticas públicas e articulação institucional em defesa da mobilidade urbana coletiva. A participação é gratuita, com inscrições abertas para o formato presencial e transmissão online ao vivo.
SERVIÇO:
38º Seminário Nacional NTU – Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável
Data: 12 e 13 de agosto de 2025
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF
Evento presencial com transmissão on-line pelo canal da NTU no YouTube
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-nacional-ntu-2025/2822271