Está chegando a hora do maior evento de inovação pública da América Latina: a Semana de Inovação 2024. A 10ª edição será realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) de foram gratuita nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na sede da Enap, em Brasília (DF), com atividades presenciais e on-line.

Créditos: Divulgação
No último dia da Semana de Inovação, haverá a cerimônia de premiação do 28º Concurso Inovação no Setor Público, no qual projetos da CGU, do Banco Central do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação são finalistas.
O concurso tem o objetivo de incentivar a inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Este ano, além das três categorias gerais, haverá a categoria especial “Inovação e Cuidado”, relacionada diretamente ao tema da Semana de Inovação 2024: Novas Formas de Cuidar. Ao todo, serão premiadas quatro iniciativas em cada categoria: 1º, 2º e 3º lugares, selecionadas pelo Comitê Julgador, após a etapa de avaliação final; e Escolha do Público (selecionada por votação pública, aberta até dia 20 no site da premiação).
O tema escolhido para este ano é Novas Formas de Cuidar. A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar das mais de 400 atividades, distribuídas em cerca de 600 horas de programação. Este ano, teremos vários ambientes para acompanhar o conteúdo.
No Palco Brasil Que Cuida e nas salas Nexus, Inovatio e Adventus, acontecerão as principais palestras da Semana. Haverá oficinas, mesas redondas, primeiros passos (palestras de conhecimentos mais introdutórios), premiações, encontros de laboratórios e holofotes (com pitchs inspiradores de 15 minutos).
Veja alguns nomes confirmados nesta edição:
- Epsy Campbell Barr: primeira mulher negra vice-presidente da América Latina;
- Ariel Palitz: primeira prefeita da noite de que se tem notícia. Nomeada responsável pelo gabinete de vida noturna de Nova Iorque nas gestões de Bill de Blasio e Eric Adams entre 2018 e 2023;
- Bela Gil: chef, ativista, escritora e apresentadora de TV. Ela falará de segurança alimentar;
- Stephanie Hankey: tecnologista, pioneira em tratar o tema de privacidade e direitos humanos na internet;
- Vanessa Hasson: PhD em Direitos da Natureza e Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais, com ênfase em Meio Ambiente;
- Ed Ruas: Chefe do Gabinete de Inovação Urbana do Recife;
- Pablo Carvalho: Delegado Especial de Polícia do Estado de Pernambuco. Psicanalista, pós-graduado em Ciências Criminais, escritor de ficção policial e acadêmico de Publicidade e Propaganda;
- Giulio Quaggiotto:Conselheiro de Inovação Estratégica, Gabinete do Primeiro Ministro, Emirados Árabes Unidos
- Nishanshi Shukla: doutoranda em Artes, Tecnologia e Comunicação Emergente na Universidade do Texas em Dallas. Sua pesquisa investiga o poder e a política da IA, estudando a discriminação baseada em casta nos sistemas de IA na Índia através de uma lente feminista e pós-colonial.
Há programação exclusiva online. São mais de 80 atividades nessa modalidade.
As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br ou pelo aplicativo oficial do evento, disponível nas lojas de apps nas versões iOS e Android.