O Brasil chegou a um marco histórico no e-commerce em 2023, atingindo quase 2 milhões de lojas virtuais, segundo dados da Bigdatacorp. Este crescimento representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior, sublinhando a crescente importância do comércio eletrônico no cenário nacional.

As pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, lideram esta expansão. Elas dominaram o mercado digital, contrastando com as grandes empresas, que agora representam apenas 2,7% do total. “A crescente digitalização do varejo mostra que o marketing digital é uma ferramenta essencial para desenvolver e fortalecer as vendas online de uma marca. Relevante em empresas de todos os portes, para se consolidar e ser bem-sucedida, é preciso que ele seja aplicado de maneira estruturada e estratégica – principalmente entre aquelas que fazem altos investimentos”, explica Bruno Cunha Lima, sócio-fundador e COO da Kipiai.

O avanço no uso da internet, com a banda larga mais acessível, e o crescimento do mobile commerce, com smartphones como dispositivos primários para navegação, impulsionaram a expansão do comércio digital. Além disso, avanços tecnológicos em logística, pagamentos e segurança aprimoraram a experiência do consumidor, aumentando a conversão de vendas.

O desenvolvimento expressivo dos negócios online e dos marketplaces está redefinindo metas e exigindo uma transformação profunda no modelo de vendas tradicional. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade para manterem-se competitivas e alcançar o sucesso.
“Acessibilidade e praticidade são fatores-chave para a popularidade do e-commerce. Esta modalidade oferece praticidade, variedade de produtos, preços justos e a comodidade de comprar de qualquer lugar, a qualquer hora”, afirma Bruno. “Esse crescimento em 2023 prova mais uma vez que o comércio eletrônico deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade sólida na vida das pessoas. Este resultado reflete o crescente hábito de compras online no Brasil. É essencial que as marcas invistam estrategicamente para atrair e fidelizar clientes, consolidando sua posição no mercado. Aqueles que buscam inovação e aprimoramento constante em suas estratégias digitais saem na frente nas vendas online, garantindo assim a consolidação de sua marca”, complementa.