Com a aproximação da COP30, Belém se mobiliza para oferecer uma experiência mais sustentável aos visitantes que devem chegar de diversas partes do mundo. Entre as ações preparatórias, o projeto Belém Gastronomia Sustentável oferece consultoria gratuita para bares, restaurantes, cafés, hotéis e confeitarias interessados em diversificar seus cardápios com pratos mais sustentáveis e criativos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ProVeg Brasil e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que buscam fortalecer práticas alimentares mais justas, inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. “Nossa proposta é que os estabelecimentos ampliem suas opções de refeições à base de vegetais, reduzam o desperdício de alimentos e, sempre que possível, optem por fornecedores locais e agroecológicos, valorizando a sociobiodiversidade da Amazônia”, afirma Stefany Guerreiro, gerente de Projetos de Alimentação e Nutrição da ProVeg Brasil.
O serviço oferecido inclui desde o desenvolvimento de receitas exclusivas até o treinamento das equipes de cozinha e atendimento, além de apoio na comunicação e divulgação das novas opções junto ao público. “Nossa prioridade é respeitar o perfil de cada estabelecimento e sugerir pratos e orientações práticas que contribuam para o posicionamento estratégico diante dessa nova demanda”, explica Michelle Letran, gerente de Campanhas e Políticas Alimentares da SVB.

O restaurante Box 49 já começou a implementar as mudanças. Entre as novas receitas desenvolvidas está a Isca Gosto do Mar, preparada à base de feijão com alho, limão e azeite. “Eu e minhas colaboradoras somos muito gratas pelo treinamento que recebemos. Foi muito maravilhoso, ficamos muito satisfeitas com tudo que aprendemos”, diz Eliana Ferreira, proprietária do local.
A consultoria abre nova agenda de atendimentos a partir de julho. Os interessados podem agendar uma conversa inicial pelo site www.belemsustentavel.com.br.