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Analice Nicolau
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AZULIGHT: o diamante do futuro e a revolução do luxo consciente no Brasil

Isabelle Lobão Argello, CO-CEO da Azul Joias fala sobre todos aspectos do mercado

Analice Nicolau

01/04/2025 16h00

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O universo do luxo está passando por uma transformação silenciosa, porém poderosa. Cada vez mais, consumidores — especialmente mulheres — estão questionando o verdadeiro valor por trás de grandes marcas e produtos. No mercado de joias, essa reflexão é urgente. Afinal, por trás do brilho de muitos diamantes minerados, existe uma história marcada por exploração, danos ambientais e questões éticas profundas.

Por décadas, os diamantes minerados dominaram o mercado global, mas pouco se falava sobre os impactos devastadores da sua extração. Conhecidos popularmente como “diamantes de sangue”, muitos deles são extraídos em condições desumanas, com trabalhadores submetidos a jornadas exaustivas, remuneração injusta e riscos constantes. Além disso, a mineração de diamantes tem um custo ambiental altíssimo: florestas destruídas, rios contaminados e ecossistemas inteiros comprometidos em nome do luxo.

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Isabelle Lobão Argello

Com a evolução tecnológica e uma nova consciência de consumo, surgiram alternativas mais sustentáveis, como os diamantes cultivados em laboratório. Mas foi indo além dessa inovação que nasceu a AZULIGHTtm — uma pedra única no mundo, resultado de anos de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de ponta.

Produzida inteiramente em laboratório, a AZULIGHT não utiliza carbono em sua composição, o que a diferencia dos diamantes minerados e de laboratório (Lab Grown Diamonds), ambos certificados pela GIA. Visualmente idêntica ao diamante mais puro e perfeito a olho nu, a AZULIGHT carrega algo que nenhum diamante tradicional consegue oferecer: sustentabilidade, preço acessível e uma história ética. Enquanto um diamante minerado custa uma fortuna e já enfrenta desvalorização diante do crescimento dos diamantes de laboratório, a AZULIGHT custa 1 centésimo do valor de um diamante natural — democratizando o acesso ao luxo, sem abrir mão da beleza e sofisticação.

Mais do que uma pedra, a AZULIGHTtm simboliza uma nova geração. A Azul é hoje a primeira e única marca no Brasil a ter uma pedra própria, patenteada, com tecnologia exclusiva, capaz de simular perfeitamente um diamante a olho nu.

E tudo isso não seria possível sem uma visão empreendedora ousada por trás.

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Isabelle Lobão Argello, CO-CEO da Azul Joias


Isabelle Lobão Argello, CO-CEO da Azul Joias conta, “Eu me formei em engenharia civil aos 21 anos, fui socia do meu pai em uma empresa milionária. Apesar do sucesso, faltava algo que me fizesse vibrar de verdade. Com a engenharia e a inteligência financeira que herdei do meu pai, comecei a ver uma lacuna no mercado de joias. Historicamente o diamante foi visto como um investimento por uma razão importante, ele era FINITO. Hoje com o Lab Grown Diamond sendo reconhecido e adotado por instituições como The Beers e certificado pela GIA o diamante passou a ser INFINITO, motivo pelo qual está hoje com o menor valor do século. Foi então que aos 26 anos decidi abrir mão de tudo para criar a Azul Joias — uma marca na qual eu realmente acreditava. Sabia que, com tecnologia e propósito, poderia transformar não só um mercado, mas também a mentalidade das pessoas sobre o que é luxo.”

O crescimento da Azul reflete justamente essa mudança: mulheres que valorizam o que compram, entendem de finanças e querem investir em produtos que carreguem ética, inteligência e beleza. E esse crescimento vem acontecendo mesmo diante dos maiores desafios pessoais e profissionais.

“Durante o momento mais decisivo da marca — quando estávamos preparando a abertura da nossa primeira loja física e estruturando um crescimento agressivo — descobri que estava grávida da minha primeira filha. Não parei um único dia. Trabalhei até os últimos instantes da gestação, e hoje, com minha filha com menos de um mês de vida, sigo firme, empreendendo, liderando e planejando o futuro da Azul. Minha meta para 2025 é clara: queremos crescer 300% e consolidar ainda mais a nossa proposta no mercado brasileiro. Porque eu acredito profundamente que a mulher moderna pode ter tudo — elegância, inteligência financeira e consciência — e pode fazer isso sem abrir mão de quem ela é.”

No fim, o verdadeiro luxo não está mais no preço exorbitante ou na tradição sem propósito. O novo luxo está na liberdade de escolher uma joia com história, tecnologia, sustentabilidade e, principalmente, com valor real.

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