Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

AVC está em 2º lugar no ranking de doença que mais causa mortes no Brasil

Dados apontaram que a enfermidade gera o óbito de 11 pessoas a cada hora no país

Analice Nicolau

17/02/2022 18h30

Dados apontaram que a enfermidade gera o óbito de 11 pessoas a cada hora no país

Durante a semana o Brasil perdeu o grande cineasta Arnaldo Jabor por conta de complicações de saúde decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, mostrou dados alarmantes sobre essa doença.


Os dados oficiais mostram que a cada hora, 11 brasileiros morrem por conta de um AVC. Em 2020, o país perdeu quase 100 mil vidas para doença, fazendo com que a enfermidade ganhe o 2º lugar no ranking de doenças que mais causam mortes no Brasil, perdendo apenas para as mortes envolvendo problemas cardiovasculares.


O AVC pode ser fatal ou deixar graves sequelas ao paciente, por isso angiologistas e cirurgiões vasculares sempre fazem alertas sobre a doença. “A pessoa que percebe o surgimento de perda de força, dificuldade de fala ou perda de visão de maneira súbita deve procurar atendimento médico imediatamente. Se houver demora, o paciente com AVC aumenta as chances de sofrer comprometimento grave, com surgimento de sequelas ou, em casos extremos, até mesmo morte. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são importantes”, destaca o presidente da SBACV, Dr. Julio Peclat.


Entre 2010 e 2020, houveram mais de um milhão de vítimas fatais por AVC, e 60% dos casos afetaram pessoas com menos de 80 anos. Por isso, Dr. Julio Peclat sempre indica que as pessoas façam visitas regulares ao médico e realize exames direcionados a idade, história familiar e co-morbidades associadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado