Nos últimos anos a Austrália tem atraído cada vez mais o coração e os planos dos brasileiros que desejam estudar no exterior ou recomeçar uma nova vida em outro país. De acordo com dados recentes da Pearson, líder mundial em soluções de aprendizagem, 60% dos brasileiros que realizam o teste de proficiência em inglês PTE (Pearson Test English) escolhem o país da Oceania como seu destino favorito.

Aceito para processos de intercâmbio no mundo inteiro, ensino superior e trabalho, o PTE é considerado um termômetro das tendências de migração. Desde 2018, o teste PTE tem se estabelecido como uma ferramenta indispensável para brasileiros que buscam experiências internacionais, com a imigração sendo a principal motivação. Cerca de 69% dos candidatos realiza o teste com o objetivo de mudança definitiva para o exterior, enquanto 15% buscam oportunidades de estudos e 16% por outros motivos.

A Austrália foi eleita como destino preferido por brasileiros por combinar oportunidades profissionais, qualidade de vida e políticas de imigração mais acessíveis. O país vem se destacando não somente por ser um solo fértil para experiência acadêmica, mas também por ser considerado um local com mais acolhimento e perspectivas.
Os dados dessa pesquisa recente também apontam Reino Unido e os Estados Unidos seguidamente, com 13% e 12% da preferência, respectivamente. Apesar disso, a Austrália desponta como a escolha preferida dos brasileiros.
O PTE oferece três formatos adaptados a diferentes objetivos:
• PTE Academic: para estudos em escolas e universidades, solicitação de vistos para Austrália e Nova Zelândia e registro profissional;
• PTE Core: aceito pelo governo canadense para imigração e solicitação de cidadania;
• UK Visa Tests: testes específicos para aplicações de vistos no Reino Unido, com modalidades como o PTE Home (considerado o mais rápido e simples para residência ou cidadania) e o PTE Academic UKVI, que fornece um Número de Referência Único (URN) para processos de visto.
Preferências na América Latina
Além do Brasil, a Austrália também se destaca como o destino mais procurado por candidatos na Colômbia, com 48% das preferências, seguida pelo Reino Unido (17%) e Estados Unidos (13%). No entanto, entre os colombianos, o Reino Unido e os EUA são mais populares para fins acadêmicos, enquanto o Canadá e a Austrália atraem profissionais em busca de oportunidades qualificadas.
No México, o cenário é ligeiramente diferente: o Reino Unido lidera com 34% das preferências, seguido pela Austrália (18%). Contudo, candidatos mexicanos tendem a priorizar os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá para estudos superiores, embora a migração temporária e o trabalho também estejam em alta demanda.
Com o cenário internacional cada vez mais competitivo e globalizado, os dados da Pearson refletem uma decisão pragmática e ao mesmo tempo transformadora, de que para muitos brasileiros a Austrália representa mais do que um destino, mas um recomeço.