A Appian Capital Brazil, fundo de investimento focado em mineração, está fazendo a diferença na educação pública do Brasil. Com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão no Programa STEM, a empresa capacita professores e prepara alunos para um futuro brilhante. No ciclo escolar de 2024, mais de 2.400 alunos e 80 professores do Ensino Fundamental na Bahia e em Alagoas se beneficiaram da iniciativa. No final do ciclo escolar, cada escola participa de uma feira de ciências, apresentando projetos que mostram tudo o que aprenderam. Os alunos criaram iniciativas incríveis, como robótica, reciclagem, maquetes sobre combate à dengue, e até projeções do Sistema Solar e dicas sobre alimentação saudável.

Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil, destaca o compromisso da empresa: “Acreditamos na educação como um agente disseminador de boas práticas e elemento fundamental para a transformação e o desenvolvimento social. Temos muito orgulho em trazer o Programa STEM para os estados da Bahia e de Alagoas. A iniciativa está alinhada ao nosso compromisso em trabalhar de forma integrada às comunidades do entorno das operações. Investindo na melhoria educacional desses jovens, estamos estimulando seu aprimoramento pessoal e profissional. Desta forma, deixamos um real legado para as gerações futuras.”

Este ano, o projeto abrange cinco escolas nos municípios de Itagibá e Ipiaú, na Bahia, e Craíbas, em Alagoas. A ideia é aprimorar a formação de professores e o conhecimento de alunos do 1º ao 5º ano nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática — as famosas áreas STEM. O Programa utiliza metodologias inovadoras e atividades práticas, facilitando o aprendizado de conceitos teóricos. Os professores ganham ferramentas para tornar o ensino de matemática e ciências muito mais interessante. O projeto inclui visitas às escolas para diagnóstico e orientação, formação presencial e acesso vitalício à Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), onde os educadores encontram recursos como atividades, simuladores e ferramentas de interação.
Desde 2021, a Appian Capital Brazil tem impactado positivamente as comunidades onde atua. Em parceria com o Programa STEM, já capacitou mais de 150 educadores e beneficiou cerca de 2.750 alunos em 15 escolas públicas nos estados da Bahia e Alagoas. O investimento de mais de R$ 1,5 milhão reafirma o compromisso do grupo com a educação e a integração social nas regiões onde opera, criando um futuro mais promissor para todos.
A Appian Capital Brazil é um fundo de investimentos privado especializado em mineração e metalurgia, representando o grupo Appian Capital Advisory no Brasil. Fundada em 2011 em Londres, a empresa é referência global, com operações em oito países e um modelo de mineração inteligente que respeita o meio ambiente e promove o desenvolvimento das comunidades locais.
Estabelecida no Brasil em 2018, a Appian atua em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas. Seus principais negócios incluem a Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado na Bahia, e a Mineração Vale Verde, focada em cobre no Agreste alagoano. Comprometida com a transformação de recursos naturais em desenvolvimento sustentável, a Appian segue as melhores práticas ESG, priorizando a segurança e o respeito às comunidades onde opera.