Bia Ferreira, uma das vozes mais potentes da música brasileira contemporânea, desembarca no Brasil para show no Festival CoMA, no dia 20 de agosto, em Brasília. Ela participa também de uma roda de conversa com o tema “Tudo que Carrego, Eu Canto – a música como herança, coragem e transformação”. Logo em seguida, volta aos Estados Unidos e à Europa, onde segue em apresentações até outubro.

“Num país onde é sempre mais difícil falar as coisas que eu falo, encontrar um festival como o CoMA, disposto a abrir o seu palco para que eu faça a minha arte, é de um amor sem tamanho”, diz Bia. “Estou muito feliz de poder ir à Brasília. Estou muito feliz de poder fazer uma mesa de conversa com a Angelique Kidjo, Ellen Oléria e mais feliz ainda por fazer esse show acho que aos pouquinhos as portas vão se abrindo pra gente”.
A cantora, compositora e multi-instrumentista iniciou 2025 com uma agenda de shows que reafirma seu lugar como referência global na intersecção entre arte, política e afeto. A artista tem transformado palcos ao redor do mundo em espaços de diálogo, denúncia e cura, abordando temas como necropolítica, racismo, cotas raciais, direitos das mulheres e da população LGBTQPIA+, sempre defendendo o afeto como tecnologia de sobrevivência.
O novo ano começou com apresentações em três continentes, cruzando Europa, Américas, África e retornando a palcos históricos que marcaram sua trajetória. Entre março e agosto, Bia levou seu show solo e em trio a países como França, Estados Unidos, Uruguai, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Países Baixos, Alemanha, Portugal e Bélgica, além de estrear em novos festivais. A turnê inclui participações em eventos de prestígio como o Big Ears Festival (EUA), Festival des Hauts de Garonne (França), Amsterdam Roots Festival (Holanda), FMM Sines (Portugal) e No Logo BZH (França), além de datas marcantes em espaços culturais como o Kennedy Center (Washington DC) e a Stanford University (EUA).

Essa nova fase é fruto de uma trajetória internacional consolidada nos últimos anos. Em 2023 e 2024, Bia foi a artista brasileira independente com mais apresentações no exterior — 51 por ano — passando por 16 países, incluindo Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Marrocos, Portugal e Suíça. Nesse período, protagonizou momentos memoráveis como o show lotado no Lincoln Center (Nova York), três apresentações no SXSW (EUA), e performances marcantes no North Sea Jazz (Holanda), onde encerrou com o público entoando “Sharamanayas” por sete minutos, e na Festa do Avante! (Portugal), para 35 mil pessoas — o maior público de sua carreira. Em 2024, também se apresentou pela primeira vez no continente africano, no Visa for Music (Marrocos), abrindo portas para uma maior conexão com África e Oriente Médio.
Em 2025, a artista segue reafirmando seu compromisso de fazer da música um espaço de resistência e de encontro, unindo públicos e culturas, e mantendo vivo o diálogo entre suas raízes brasileiras, suas experiências internacionais e sua conexão crescente com o continente africano.
SERVIÇO
Bia Ferreira no Festival CoMA 2025
Data: 20 de agosto
Endereço: Espaço Cultural Renato Russo – SCES Trecho 02, Lote 22, Ed. Tancredo Neves. Setor de Clubes Sul – Brasília (DF)
Local: Hugo Rodas
Conferência “Tudo que Carrego, Eu Canto – a música como herança, coragem e transformação”
Horário: 18h30
Participantes: Angelique Kidjo, Bia Ferreira e Ellen Oléria
Show de Bia Ferreira
Horário: 20h30
Ingressos: Gratuito – Link