O advogado goiano Wilson Azevedo, participou ativamente do XII Fórum Jurídico de Lisboa, um evento reconhecido internacionalmente, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em colaboração com o Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV).

O XII Fórum Jurídico foi realizado de 26 a 28 de junho em Lisboa, Portugal, e este ano explorou os “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”. Ex-candidato a Desembargador Federal da 1ª Região e ao Tribunal de Justiça de Goiás, ele destacou a relevância deste evento internacional, liderado pelo Decano Ministro Gilmar Mendes.

“O fórum, por vezes subestimado por alguns meios de comunicação brasileiros, é amplamente respaldado por juristas nacionais e internacionais, professores, acadêmicos e ministros do Superior Tribunal de Justiça. Os debates, conduzidos por figuras como o Ministro Ricardo Villas Boas Cueva e outros palestrantes, contribuíram significativamente para diagnósticos e soluções em temas críticos como inteligência artificial e arbitragem internacional”, revelou Wilson Azevedo.

Além de sua participação no Fórum Jurídico de Lisboa, Wilson também participou remotamente do prestigiado Fórum Anual do Banco Central Europeu, realizado de 1º a 3 de julho na histórica Vila de Sintra, Portugal. Este evento anual reúne líderes globais de bancos centrais, acadêmicos e especialistas financeiros para discutir políticas monetárias em uma era de transformação econômica.
A presença de figuras como Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil, e Jerome Powell, Líder do Fed, destacou a importância das discussões realizadas.
O advogado expressou sua gratidão pela enriquecedora experiência em Sintra, cidade reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco e enfatizou que participar desses eventos fortaleceu seu desenvolvimento profissional e também enriqueceu seu currículo acadêmico e profissional. Wilson destacou que essas experiências foram fundamentais para reafirmar seu compromisso contínuo com o avanço da justiça inclusiva e eficaz, refletindo seu papel como protagonista na transformação jurídica global.