Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

ABRAFESTA celebra a formatura da primeira turma do projeto Marco Zero da Gastronomia com foco em qualificação e geração de oportunidades

O curso promovido pela Associação Brasileira de Eventos marca um avanço concreto na qualificação de mão de obra para o setor de eventos

Analice Nicolau

18/06/2025 10h00

Atualizada 17/06/2025 16h29

imagem do whatsapp de 2025 06 17 à(s) 16.18.45 a3df3c3d

ABRAFESTA celebra a formatura da primeira turma do projeto Marco Zero da Gastronomia com foco em qualificação e geração de oportunidades. Foto: Isaias Dutra-Gazzeta Paulista.

A Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA) celebrou, nesta semana, a formatura da primeira turma dos cursos de capacitação do Marco Zero da Gastronomia, iniciativa que marca um avanço concreto na qualificação de mão de obra para o setor de eventos, com foco especial na inclusão produtiva e valorização profissional.

imagem do whatsapp de 2025 06 17 à(s) 16.18.45 ec2eae96
Marco Zero da Gastronomia, iniciativa que marca um avanço concreto na qualificação de mão de obra para o setor de eventos, com foco especial na inclusão produtiva e valorização profissional.

O projeto é fruto da iniciativa da empresaria Gil Gondim, associada da entidade, idealizadora do programa, e contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio de uma parceria institucional firmada com o prefeito Ricardo Nunes. A formação oferecida contempla competências práticas para atuação em eventos, na área gastronômica uma das mais dinâmicas e geradoras de emprego dentro da cadeia de eventos.

Durante a cerimônia, o presidente da ABRAFESTA, Ricardo Dias, destacou a importância simbólica e estrutural do projeto:

“Hoje não entregamos apenas certificados, mas oportunidades reais. O trabalho traz dignidade, mas é preciso que alguém abra a primeira porta. A qualificação é o primeiro passo. Agora, é nossa missão como setor garantir que essas pessoas encontrem espaço para mostrar sua capacidade”, afirmou.

A ABRAFESTA vem atuando de forma estratégica para ampliar essas conexões, promovendo diálogos com empresas e promotores de eventos. Um dos focos, segundo a entidade, é a inclusão dos formandos em grandes eventos, como a Fórmula 1, cuja operação em São Paulo movimenta milhares de postos de trabalho e representa uma vitrine global para profissionais do setor.

“Ter no currículo uma atuação em um evento como a Fórmula 1 é um divisor de águas na trajetória de qualquer profissional. Estamos trabalhando para que essa oportunidade se torne realidade para esses formandos”, completou Ricardo Dias.

O projeto Marco Zero da Gastronomia é um exemplo do que o associativismo pode construir quando há propósito e articulação.

A ABRAFESTA reafirma seu compromisso com a valorização do setor, a promoção de políticas de qualificação e a criação de pontes que conectem talentos às oportunidades certas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado