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Analice Nicolau
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A terceirização como solução: enfrentando os desafios da Reforma Tributária

De acordo com especialistas, a terceirização de serviços se torna uma estratégia eficaz para garantir eficiência e conformidade nas empresas brasileiras diante da complexidade das novas regras fiscais.

Analice Nicolau

17/10/2024 12h30

A partir de 2026, o Brasil entrará em um período de transição em que dois modelos de impostos coexistirão. O governo planeja que a Reforma Tributária só entre em vigor em 2033, o que traz muitos desafios pela frente. O futuro das empresas brasileiras dependerá de sua capacidade de adaptação e inovação. Essas mudanças não apenas transformarão a gestão dos impostos, mas também abrirão novas oportunidades para aqueles dispostos a se preparar.

Marcos Gimenez, CEO da Bravo, uma empresa especializada na transformação digital das áreas fiscal e contábil, destaca que essa fase de mudança traz preocupações para os negócios. “O temor é sobre custos inesperados e a perda de incentivos”, afirma. Ele ressalta que, como as novas regras ainda estão sendo discutidas, isso gera insegurança nas empresas. “Ainda não temos definições sobre as alíquotas dos novos impostos que substituirão os atuais. Por causa disso, muitos negócios estão esperando uma clareza maior antes de agir. Contudo, é essencial se antecipar a essas mudanças”, complementa. Segundo ele, até 2030, as empresas precisarão estudar as novas regras com atenção, o que implica investir em tecnologia, treinar colaboradores e adotar novas plataformas.

Diante das complexidades da reforma, a terceirização de processos (BPO – Business Process Outsourcing, que em português significa “Terceirização de Processos de Negócios”) pode se mostrar uma solução eficaz. A Associação Brasileira de Provedores de Serviços de Apoio às Empresas (Abrapsa) prevê que a demanda por BPO aumente em 100% no Brasil devido à reforma. Essa alternativa ajuda as empresas a enfrentarem dificuldades em encontrar profissionais qualificados e a reduzirem custos.

Rodrigo Reis, diretor tributário da 99, uma plataforma de mobilidade, pagamento e entrega por aplicativo que utiliza os serviços tecnológicos da Bravo, afirma que essa estratégia otimiza a complexidade tributária de uma organização, trazendo eficiência, especialização e tecnologia para os processos. Ele explica que o BPO pode oferecer padronização aos processos fiscais. “A estruturação de um BPO possibilita que os times internos se concentrem em análises, gestão de riscos, planejamento tributário e otimização de operações”, destaca. Ele também aponta que a automatização contribui para a redução de custos com infraestrutura e treinamento.

Segundo Reis, a Bravo exerce essa função por meio de uma plataforma que centraliza todos os dados em uma única solução, possibilitando a entrega de informações de alto nível que suportam a gestão e a tomada de decisões com mais segurança e agilidade. Ele observa que a reforma já está impactando o dia a dia das empresas. “As horas e custos envolvidos para cumprir exclusivamente com as atividades de Compliance são desafios consideráveis, assim como o acompanhamento da legislação tributária vigente, visto que constantemente temos alterações, novas jurisprudências e decisões que impactam significativamente as empresas”, explica.

Rodrigo Reis observa que, para as empresas de tecnologia, a situação é ainda mais complicada: “A falta de precedentes legais é um grande obstáculo.” Ele também enfatiza como a transformação digital está mudando a maneira como as empresas gerenciam suas obrigações fiscais. “No contexto brasileiro, onde a complexidade e o volume de regulamentações são elevados, o uso de tecnologias adequadas é crucial para garantir conformidade e otimizar processos”, afirma. Ele destaca que soluções de automação e inteligência artificial estão ajudando as empresas a economizar e aumentar a eficiência.

O especialista complementa que a tecnologia será uma aliada crucial durante essa transição. Plataformas com IA e Big Data podem ajudar a acompanhar as constantes mudanças na legislação, garantindo que as equipes estejam sempre atualizadas. “Softwares de análise de dados permitem às empresas simular cenários e planejar, garantindo a eficiência nos processos. Por fim, soluções também podem auxiliar na identificação de possíveis riscos e inconsistências no cumprimento das regras tributárias”, exemplifica.

Para Gimenez, o período de transição pode ser decisivo para as empresas que desejam se destacar. “O processo para sair na frente começa agora. Quem conseguir enfrentar este desafio e otimizar o trabalho da melhor forma, chegará na próxima década preparado e com poucas dificuldades financeiras”, conclui.

A Bravo, com mais de uma década de atuação e pioneira em soluções digitais para as áreas financeira, fiscal e contábil, destaca-se ao entregar anualmente 200 mil obrigações fiscais e apurar 50 bilhões de reais em impostos. Sua expertise em Robotic Process Automation (RPA) e Business Process Outsourcing (BPO 4.0) garante eficiência e agilidade na gestão tributária, permitindo que as empresas se adaptem às mudanças iminentes da Reforma Tributária.

Além de revolucionar a forma como os negócios lidam com suas obrigações fiscais, a Bravo também investe em um futuro melhor por meio do Programa Garra, que capacita jovens para o mercado de trabalho. Assim, a Bravo se posiciona não apenas como uma aliada na transformação digital, mas como uma força propulsora para um Brasil mais competitivo e socialmente responsável.

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