Quando falamos em Depressão e outras doenças psíquicas, ainda há uma série de preconceitos e mitos para serem combatidos. E o melhor caminho para que isso aconteça de fato, é o caminho da informação.
Essa é uma das missões do BIPPCast, um podcast do Instituto Brasileiro de Psicofarmacologia e Farmacogenética apresentado pelos psiquiatras Luiz Dieckmann e Michel Haddad: falar sobre temas complexos da área de forma responsável, mas ao mesmo tempo, muito leve.

O episódio “Entendendo e desmistificando os conceitos da depressão” recebeu a presença ilustre do Prof. Dr. Kalil Duailib que tem mais de 40 anos de experiência na área. “Ele foi nosso professor, quantos congressos e quantas lições aprendemos com ele”, enaltece o anfitrião Luiz Dieckmann.

O que é Depressão?
Segundo o especialista convidado, a depressão para a psiquiatria é caracterizada pela perda de energia e prazer em todas as situações da vida por um tempo mais prolongado, pelo menos de duas semanas.
Logo nos primeiros minutos do podcast, Dr. Kalil começou a pontuar e exemplificar a diferença de sentimento de tristeza e depressão dentro da psiquiatria. “Quando um paciente chega ao meu consultório dizendo que está com depressão, eu tento entender o que ele está sentindo. Ele pode estar falando de uma tristeza, de uma história de perda recente ou ele pode estar falando de Depressão para psiquiatria”, introduz.
O convidado também explica que há níveis diferentes de depressão e consequentemente tratamentos diferentes para cada um deles. “Existem quadros leves ou moderados que podem ser tratados com a psicoterapia, meditação, exercícios físicos. E existem casos que precisam de medicação, aí entra os antidepressivos”, pontua.
Dr. Kalil afirma que “A pessoa com depressão vai deixando de funcionar na vida” e exemplifica: “nos seus aspectos cognitivos, no seu trabalho, nos seus relacionamentos”.