As sobrancelhas são importantes para a expressão facial e na harmonia estética. Porém, alguns detalhes na sobrancelha podem incomodar muitas pessoas. Cicatrizes, falhas ou formatos indesejados podem comprometer a aparência facial e gerar inseguranças. O transplante de sobrancelhas é uma das soluções eficazes mais procuradas para este problema, ganhando muito destaque na área estética, independente do gênero.

Esse tipo de procedimento representa 11% das cirurgias capilares realizadas em mulheres e 4% entre os homens em todo o mundo, segundo o levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS, sigla em inglês). O planejamento para ambos os sexos é sempre personalizado e individual, considerando as características únicas de cada pessoa, a fim de atingir as expectativas do paciente alinhadas com as do médico, trazendo uma sobrancelha mais harmoniosa e natural, ou ainda solucionando problemas recorrentes.

Créditos: Freepik
Uma das únicas diferenças entre os gêneros que pode influenciar no planejamento para a realização do transplante, é o padrão estético facial. “As sobrancelhas dos homens, por exemplo, geralmente são mais grossas e retas, enquanto as das mulheres tendem a ser mais finas e arqueadas. O diferencial do transplante, é que é totalmente possível alterar esses padrões estéticos de acordo com a vontade do paciente.”, explica a Dra. Ane Melo, médica da clínica especialista em medicina capilar integrada e transplante capilar, Pineapple Hair Brasil.
Seja qual for o sexo, o principal objetivo do procedimento são os resultados naturais que proporcionarão uma assimetria e harmonização facial do paciente, segundo suas necessidades. “Para isso, o transplante deve ser feito por um médico que saiba manejar as habilidades técnicas mais precisas para um resultado incrível, e que se atente a cada detalhe pedido pela pessoa, com uma abordagem personalizada que alcance a melhor satisfação e resultados ao paciente”, pontua a médica.
Para entender melhor sobre esta técnica, a Dra. Ane Melo, que é especialista em transplante de sobrancelhas da clínica Pineapple Hair Brasil, respondeu às 5 principais dúvidas sobre o procedimento.
1 – Quais são os principais incômodos envolvendo a sobrancelha?
Os principais incômodos, de acordo com a especialista, são: perda de pelos nas sobrancelhas por traumas ou alguma patologia, assimetria ou falhas, sobrancelhas ralas ou finas e até mesmo o desejo por mudanças estéticas na arquitetura facial.
2 – Existe queda capilar na sobrancelha ou perda total dela?
Segundo Ane, existem várias patologias que podem levar a queda parcial ou total dos pelos, das sobrancelhas e/ou dos cílios, conhecida como madarose, dentre elas temos: alopecia areata, alopecia frontal fibrosante, queratose folicular espinhosa decalvante, hanseníase, tinha facial, entre outras.
3 – Como reverter um quadro crítico de sobrancelha?
Independente do grau do problema, é necessário antes o diagnóstico preciso por um profissional. “Primeiro precisamos investigar a causa da queda dos fios, em seguida, estabelecer o tratamento adequado para cada caso.”, diz a médica.
4 – Como é feito o transplante de sobrancelhas?
“Inicialmente fazemos a marcação: o design das sobrancelhas que varia de acordo com as características individuais, como gênero, etnia, anatomia individual, procedimentos estéticos, entre outros. Depois disso, realizamos a anestesia da região doadora (geralmente região occipital baixa) assim como da região receptora (sobrancelhas) para em seguida iniciar as extrações tendo como preferência a técnica Preview Long Hair FUE com uso de Punch Long Hair. Neste caso, os fios não são cortados nem raspados e permanecem do seu tamanho original que serão cortados no tamanho final desejado.”, detalha a doutora.
5 – Por que a procura por esse procedimento aumentou nos últimos anos?
“As sobrancelhas possuem funções fisiológicas como a proteção dos olhos em relação ao líquido que escorre pela fronte, como por exemplo a chuva, o suor. Entretanto, nos últimos anos vem sendo elementos de importante destaque na beleza e harmonização facial, o que justifica esse aumento significativo em relação a procura pelo procedimento.”, comenta Ane Melo.