Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

1 bilhão de desenvolvedores? Avanço da tecnologia expande o papel dos profissionais de TI

Com a popularização da IA e ferramentas intuitivas, carreira em tecnologia se torna mais acessível e abre novas oportunidades em áreas híbridas, segundo Paulo Silveira, CEO da Alura.

Analice Nicolau

19/11/2024 10h30

O mercado de tecnologia da informação (TI) está em plena transformação. Segundo Paulo Silveira, CEO da Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil, a ascensão de novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), automação e ferramentas de desenvolvimento intuitivas, projeta um futuro com até 1 bilhão de desenvolvedores ao redor do mundo.

“A perspectiva de crescimento dos desenvolvedores se materializa com a inclusão de cada vez mais profissionais denominados ‘devs’”, destaca Silveira. A afirmação é embasada pela projeção da Sequoia Capital, que sugere um crescimento exponencial no número de pessoas atuando como desenvolvedores, abrangendo tanto os especialistas em programação tradicional quanto os chamados “emergentes” — que utilizam ferramentas como low-code e no-code para resolver problemas específicos sem dominar linguagens de código complexas.

O executivo aponta que o avanço tecnológico, impulsionado pela IA e pela automação, está redefinindo carreiras. “O mercado sempre teve muitas oportunidades para os desenvolvedores: inclusive houve uma expansão com a chegada dos smartphones, da necessidade de interfaces com usuário, profissionais de UX, de front-end e, mais recentemente, de análise de dados”, explica.

A diversificação no setor também é refletida em novas categorias profissionais, como os “Citizen Developers”, trabalhadores de áreas como marketing e finanças que utilizam tecnologia para otimizar tarefas. De acordo com Silveira, “essas pessoas não necessariamente serão chamadas de DEVs”.

Democratização e novas oportunidades

O GitHub, plataforma global de hospedagem de códigos, registrou em 2023 mais de 100 milhões de usuários. Thomas Dohmke, CEO da empresa, reforça que a IA está reduzindo as barreiras de entrada para a codificação, tornando o desenvolvimento mais acessível — algo que compara à simplicidade de brincar com LEGO.

Já no Brasil, a Alura é pioneira em promover essa democratização do aprendizado tecnológico. Com mais de 1.500 cursos e uma comunidade ativa no Discord, a empresa impactou milhões de estudantes e oferece formações que vão além da programação, abrangendo áreas como ciência de dados, design de UX e negócios.

Uma carreira em constante evolução

Silveira analisa que o mercado de TI passou por ciclos de renovação, desde a popularização de linguagens como Python até o surgimento de frameworks e a revolução da nuvem. “Essa evolução reflete uma renovação cíclica”, observa.

Além disso, a Universidade de Oxford e o portal Indeed indicam que habilidades em IA podem aumentar salários em até 40%, consolidando o setor como uma das áreas mais promissoras da economia global.

Com a transição digital em alta, Silveira conclui: “Com a evolução digital, o papel dos desenvolvedores vai além da codificação; agora eles atuam na criação, manutenção e aprimoramento da inovação, ‘pilotando’ a tecnologia de acordo com as suas necessidades. E os ‘emergentes’ chegam para complementar e expandir esse movimento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado