Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

Verstappen já sonha com o penta: “estou empolgado”

McLaren lidera com folga, mas Red Bull e Verstappen reacendem a disputa pelo título da F1 nas etapas finais

João Luiz da Fonseca

20/10/2025 15h13

Max Verstappen transformou uma desvantagem de 104 pontos em apenas 40 em 42 dias e reacendeu a disputa pelo título da Fórmula 1 2025

Max Verstappen transformou uma desvantagem de 104 pontos em apenas 40 em 42 dias e reacendeu a disputa pelo título da Fórmula 1 2025

Por João Luiz da Fonseca

A McLaren começou a temporada da Fórmula 1 com o carro mais top e demonstrando ser o melhor em quase tudo, principalmente no ritmo de corrida e no gerenciamento de pneus.

Com um carro tão bom e tão rápido, sua dupla de pilotos – também de ponta – passou a ser uma assídua frequentadora de pódios, arrebatando pontos e garantindo inclusive o 10° título de construtores para a equipe e o segundo consecutivo, com seis etapas de antecedência e mais que o dobro de pontos (650) em relação à segunda colocada, Mercedes, que finalizou o GP de Singapura com 325.

Oscar Piastri lidera o campeonato de pilotos com 346 pontos e sete vitórias, enquanto Lando Norris está em segundo, com 332 pontos e  cinco vitórias, ambos protagonizando uma disputa acirrada pelo título Mundial.

No entanto, um cenário que parecia tão perfeito até a metade da temporada começou inesperadamente a mudar, com a equipe passando a enfrentar um período desafiador, sem vencer desde 31 de agosto.

O declínio de desempenho do MCL39 é atribuído pela decisão da McLaren de interromper as atualizações do carro, com o foco já voltado para 2026.

Ao mesmo tempo, equipes como Red Bull e a Mercedes continuam trazendo melhorias, passando a também a se sair bem em termos de velocidade e gerenciamento de pneus, e anulando as principais vantagens da principal concorrente.

Soma-se a isso o crescimento de Max Verstappen. Piastri e Norris foram derrotados pelo atual tetracampeão mundial na Itália, Japão, Espanha e na última etapa, nos Estados Unidos.

Embora continue na liderança do campeonato, o australiano vê a vantagem cair a cada corrida. Sua última vitória foi no GP da Holanda, dia 31 de agosto, mas desde então não visitou o degrau mais alto do pódio.

Por outro lado, desde o dia 7 de setembro, quando venceu o GP da Itália, o holandês da RBR tirou 64 pontos de desvantagem em relação ao líder Oscar Piastri – a diferença era então de 104 e caiu para 40 ao final do GP de Austin.

A investida feroz de Max levanta preocupações sobre a configuração do MCL39 para o GP do México, no próximo domingo. Porém o chefe da equipe, Andrea Stella, já adianta: “Quando se trata de novas atualizações, novas peças, isso não acontecerá pelo resto da temporada”, diz ele, apesar de admitir que o carro da Red Bull passou a brigar pela vitória em qualquer tipo de pista, devido às constantes atualizações.

“Talvez no início da temporada, quando tínhamos um pouco mais de vantagem, pudéssemos lidar melhor com alguns outros circuitos, mas agora o grid ficou ainda mais competitivo. A Red Bull parece ter encontrado o ritmo, provando que eles são extremamente capazes. Não é surpresa que estejam no jogo. Você tem que aceitar a luta. E é isso que estamos fazendo”, finalizou, concordando que a Red Bull ultrapassou a McLaren em termos de desempenho bruto.

Helmut Marko, consultor da equipe de Milton Keynes, também comentou o crescimento do desempenho e a vitória de Verstappen no GP dos Estados Unidos, e falou sobre a disputa pelo título.

“Nós temos o piloto mais rápido”, analisou, ao ser questionado sobre a declaração de Andrea Stella, de que a Red Bull agora possui o melhor carro.

Marko também se mostrou confiante de que seu piloto número 1 pode vencer em qualquer circuito, não enxergando mais pistas favoráveis.

Com o tetracampeão voltando a colocar fogo no campeonato, resta saber qual vai ser a atitude da McLaren em relação a Oscar Piastri nas etapas finais da temporada.

Até o GP dos Estados Unidos, a maior diferença de pontos entre Piastri e Norris no Mundial de Pilotos foi de 34 pontos, após a corrida na Holanda.

No entanto, ao privilegiar veladamente seu piloto britânico em algumas etapas, a vantagem do australiano foi diminuindo, e agora a diferença entre eles caiu para apenas 14 pontos no último domingo em Austin, com Norris finalizando em segundo e Piastri apenas na quinta colocação.

Ameaçando a dupla em sua ótima fase, Verstappen, que antes não falava abertamente na possibilidade de conquistar o pentacampeonato, mudou o discurso após a vitória dupla em Austin (na sprint e na corrida principal).

“Com certeza, a chance está aí. Nós só temos que tentar conseguir esse tipo de fim de semana até o fim. Vamos tentar com tudo que pudermos. Eu estou muito empolgado”, disse o piloto, logo após sair do carro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado