Apesar de ainda muito jovem, o piloto Heitor Dall’Agnol, de 15 anos, reúne as características mais importantes das chamadas “promessas” do automobilismo: um talento natural, associado a um conjunto de habilidades, entre elas a perseverança, que fazem dele um dos grandes destaques no competitivo universo das corridas, atraindo a atenção das equipes, do público e da mídia.
O reconhecimento ao talento do piloto gaúcho, que compete oficialmente por Brasília ao possuir certificado da Federação de Automobilismo do Distrito Federal, vem crescendo desde que passou a brilhar no kartismo, onde começou bem cedo, aos 6 anos de idade.
Heitor, que este ano deixou o kart para assumir pela primeira vez o cockpit de um fórmula, continua fazendo jus ao espaço que lhe é dado pelos meios de comunicação, como o Band Esporte Clube, que levou ao ar em sua programação semanal a história do garotinho que ganhou seu primeiro kart com apenas 4 anos de idade, e que um ano depois deixou a terra natal, Passo Fundo, rumo a São Paulo, onde o kartismo tem a maior força nacional e a competitividade que ele já buscava.
Amparado pelos tios, Celso e Cleide Moraes, Heitor passou a morar em um caminhão transformado precariamente em motorhome. “Não tinha banheiro, nem máquina de lavar; somente cama e cozinha. Mas tínhamos que fazer isso por ele. Era o seu sonho”, destacou a tia durante entrevista ao programa.
Aos 6 anos, já morando definitivamente no caminhão estacionado perto do kartódromo de Granja Viana, em São Paulo, Heitor começou a participar das competições oficiais, que lhe trouxeram ao longo de quase uma década, inúmeras vitórias e títulos, entre eles o de bicampeão brasileiro de kart, e o impressionante terceiro lugar no Campeonato Mundial FIA Karting em 2024, realizado no Kartódromo PF International, na Inglaterra, e que reuniu os melhores pilotos de kart do mundo.
Do kart ao monoposto
Este ano, Heitor estreou pela equipe TMG Racing na Fórmula 4 Brasil. É nela que os pilotos dão o primeiro grande passo para seguir seus sonhos e construir uma carreira profissional nas categorias de ponta .
E sem dificuldades para se adaptar a um carro de fórmula, ele mais uma vez se superou e, em apenas duas etapas realizadas, já ocupa a liderança da temporada 2025.
Na etapa inaugural em Interlagos, o piloto obteve um resultado histórico ao conquistar na corrida 3 o segundo lugar, após largar no final do grid, em 15º, e escalar o pelotão rumo ao pódio.
Mas esse ainda não seria o resultado final. Uma grande reviravolta veio duas semanas depois e o piloto foi declarado vencedor da prova.
A mudança ocorreu por conta de um julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), contestando a não-punição a Ethan Nobels após o piloto provocar uma batida envolvendo Ciro Sobral, que rodou na área de escape e deixou a prova, enquanto Ethan seguiu e venceu, com Dall’Agnol fechando na segunda posição.
A reclamação foi considerada procedente pelo STJD, resultando em uma punição de 20s ao tempo total de Nobels na corrida.
Heitor então herdou a vitória e de quebra assumiu a liderança do campeonato, partindo com 44 pontos para a segunda etapa, realizada no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
E a segunda rodada teve, mais uma vez, a cara de Dall’Agnol. Depois de ter conquistado a pole position na corrida 1 e dois segundos lugares (nas corridas 1 e 2), o adolescente coroou sua campanha sólida com a vitória na corrida 3.
Em atuação quase perfeita, o gaúcho terminou a rodada com 103 pontos e ampliou a vantagem na liderança do campeonato.
“É gratificante ver que nosso trabalho junto da equipe está dando certo e estou conseguindo mostrar meu potencial, e o quanto vou conseguir evoluir em monopostos”, disse Dall’Agnol, que tem o apoio do Bradesco na nova jornada.
O adolescente, que passou por um período de aperfeiçoamento na Itália e testou na Espanha, deve retornar em breve para um segundo teste e espera voltar a correr nos circuitos europeus já no próximo ano.
Tudo isso, segundo ele, faz compensar o sacrifício que teve que enfrentar ainda criança para direcionar seu caminho rumo à concretização do sonho maior, que é chegar ao topo do automobilismo mundial: a Fórmula 1!