Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

F1: Norris vence, Max dá show e Bortoleto bate

Norris venceu o GP de São Paulo, com Antonelli e Verstappen completando o pódio na P2 e P3, respectivamente

João Luiz da Fonseca

09/11/2025 20h17

whatsapp image 2025 11 09 at 19.55.24

Crédito: Alex Farias/PhotoGP

Por João Luiz da Fonseca*

jluizfonseca@uol.com.br

 

Lando Norris ampliou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 1 ao vencer o GP de São Paulo neste domingo, enquanto Max Verstappen protagonizou uma corrida de recuperação incrível ao largar dos boxes e terminar no pódio.

Em um final de semana dominante em Interlagos, o britânico foi o melhor em tudo: o mais rápido no único treino livre, pole position e vencedor da corrida sprint e novamente pole position e vencedor da prova principal, reafirmando a ótima fase, enquanto se aproxima ainda mais de seu primeiro título na Fórmula 1.

Kimi Antonelli, da Mercedes, também se destacou ao conquistar o melhor resultado da carreira, com o segundo lugar, ao se defender de Verstappen nas voltas finais.

Por sua vez, Oscar Piastri vê seu pior pesadelo só aumentar ao deixar escapar gradualmente a liderança no Mundial de Pilotos. O australiano chegou apenas em quinto lugar, tendo de envolvido em problemas com penalidades logo no início da prova.

Com a segunda vitória consecutiva, Norris agora tem agora 390 pontos e incendeia a briga pelo título com Oscar Piastri, ainda vice-líder com 366 pontos. O terceiro no Mundial continua sendo Verstappen, que soma 341 pontos. Faltam mais três etapas para o fim da temporada: Las Vegas, Catar e Abu Dhabi e um total de 78 pontos em jogo.

O Grande Prêmio de Las Vegas acontece no dia 23 de novembro, às 3 horas da madrugada no horário de Brasília. 

Largada caótica

A confusão foi a tônica da largada do Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos.

Norris, que venceu a Sprint no sábado, mais uma vez partiu  bem da pole e manteve a primeira posição. 

Após ver Max Verstappen cair no Q1 da classificação, a Red Bull decidiu ir para o tudo ou nada e mudou o motor e o acerto do carro #1. Com isso, ele largou dos boxes.

E para os fãs brasileiros que estavam ansiosos para rever Bortoleto na pista após o forte acidente sofrido na véspera, a alegria durou pouco. 

Diante de um público recorde de 303.627 em Interlagos, ele cometeu um erro de decisão ao forçar a investida sobre Lance Stroll e voltou a bater logo de cara, no Bico do Pato, causando a entrada do safety car.

Ao mesmo tempo, Hamilton também ficou para trás. Primeiro o inglês sofreu um toque de Tsunoda na largada e logo depois se envolveu em um incidente com a Alpine de Colapinto, sendo obrigado a ir aos boxes para trocar o bico de sua Ferrari. 

Em função das duas ocorrências, Tsunoda recebeu 10 segundos de penalização e Hamilton cinco segundos.

Nessa altura da prova, depois de cinco voltas completadas, os fiscais retiraram o carro de Bortoleto da pista e os pilotos relargaram.

Piastri então tentou avançar por dentro e acabou batendo em Antonelli, que deslizou e acertou Leclerc – o qual, por sua vez, também abandonou a corrida. O australiano também foi penalizado em 10 segundos pelo toque.

Verstappen aproveitou o safety car virtual e fez sua parada. A estratégia foi acertada, pois, com os novos pneus, ultrapassou Hamilton e logo em seguida Colapinto, assumindo a 14ª posição. 

O tetracampeão continuou freneticamente sua corrida de recuperação e, após novas ultrapassagens, superou Alonso e entrou para a zona de pontuação. 

E não parou por aí. Fazendo jus ao status de melhor piloto no grid, ele não demorou a chegar na quinta posição ao ultrapassar Alex Albon. 

Com a parada de Antonelli, Verstappen subiu em seguida para a P4, sendo que os três primeiros  à sua frente – Norris, Piastri e Russell – ainda não haviam feito suas paradas obrigatórias.

O britânico da McLaren fez então o pit stop, permitindo ao holandês avançar para o terceiro lugar. 

Porém Lando também não estava de brincadeira; voltou em quarto lugar, aproveitou o DRS e, com pneus mais novos, ultrapassou Verstappen, que não teve chances de reagir.

Nessa altura da competição, Tsunoda recebeu mais 10 segundos por não cumprir corretamente a primeira penalização.

O holandês fez então a segunda parada, na metade da prova, e voltou em 11º, mas não demorou para escalar posições.

Piastri foi para os boxes, aproveitando os 10 segundos de penalidade, e voltou em sétimo, atrás de Verstappen e Gasly.

Na volta 48, Antonelli – que estava em segundo – parou e colocou compostos médios usados.

Norris foi aos boxes logo depois e fez uma parada de 2.2s, voltando em terceiro. 

Apesar de temporário, Verstappen então era o líder do GP de São Paulo. Mas com mais uma ida aos boxes em seguida, o piloto da Red Bull voltou em quarto, com macios novos e fez então  a volta mais rápida da corrida, em 1:12.447s.

Na velocidade, ele começou então a se aproximar de Russell para brigar pela última posição do pódio.

Sem pestanejar, aproveitou o DRS na reta principal, superou o número 1 da Mercedes e assumiu a P3. 

Faltando seis voltas para o fim da corrida, Verstappen estava agora 1.4s atrás de Antonelli, em uma briga válida pela segunda posição no pódio. 

Na reta final, meio segundo separavam os dois, mas não deu para o holandês cumprir seu objetivo.

Norris venceu o GP de São Paulo, com Antonelli e Verstappen completando o pódio na P2 e P3, respectivamente. 

Oscar Piastri foi o quinto, à frente de Oliver Bearman e Liam Lawson.

Resultado:

  1. Lando Norris
  2. Kimi Antonelli
  3. Max Verstappen
  4. George Russell
  5. Oscar Piastri
  6. Oliver Bearman
  7. Liam Lawson
  8. Isack Hadjar
  9. Nico Hülkenberg
  10. Pierre Gasly
  11. Alexander Albon
  12. Estaban Ocon
  13. Carlos Sainz
  14. Fernando Alonso
  15. Franco Colapinto
  16. Lance Stroll
  17. Yuki Tsunoda
  18. Lewis Hamilton – Abandonou
  19. Charles Leclerc – Abandonou
  20. Gabriel Bortoleto – Abandonou

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado