Por João Luiz da Fonseca
Com seis estreantes na atual temporada abrindo caminho na Fórmula 1, uma nova onda de talentos ganhou fôlego querendo seguir seus passos e se colocar no radar para as vagas no grid em 2026 e além.
Depois de um hiato de oito anos sem representante na categoria principal, desde a saída de Felipe Massa em 2017, a chegada de Gabriel Bortoleto foi um sopro extra de inspiração para os jovens talentos que já estão à caminho desse objetivo e se destacando no automobilismo em categorias menores.
Rafael Câmara
E já é possível garantir que a base vem forte! O título de Campeão Mundial conquistado por Rafael Câmara este ano ratifica a ótima fase que vive o Brasil no automobilismo e confirma também sua tradição em prover bons pilotos em diferentes categorias.
Desde 2022, o País conquistou em todos os anos títulos na F3 ou na F2, categorias de formação dos superpilotos para disputar os cockpits na Fórmula 1.
Nada de anormal, considerando que o Brasil é o terceiro país com mais conquistas e vitórias na Fórmula 1, atrás do Reino Unido e da Alemanha.
Além de Rafa Câmara, que é também piloto da Academia Ferrari e já com vaga garantida na Fórmula 2 em 2026, o caminho rumo à F1 tem pelo menos mais quatro brasileiros se destacando nas bases, paralelamente a outros jovens pilotos mais experientes que disputam atualmente os títulos em seus respectivos campeonatos.
O clã Fittipaldi
Emerson Fittipaldi Jr, filho do bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, também correrá na Fórmula 2 na próxima temporada.
Emmo, como é conhecido, foi anunciado como piloto da AIX Racing para 2026.
O brasileiro, que compete atualmente na Eurocup 3, iniciou a carreira na Fórmula 4 Dinamarquesa em 2021. Em 2022, disputou a Fórmula 4 Italiana e ADAC Fórmula 4.
No ano seguinte, competiu na Fórmula Regional Europeia e Eurocup-3. Já em 2024, dividiu a Fórmula Regional do Oriente Médio com a Eurocup 3, sua competição atual.
Também parte do clã e destaque no automobilismo internacional, Enzo Fittipaldi deixou a F2 no final do ano passado para assumir uma vaga como piloto da equipe CLX Motorsport na temporada 2025 do European Le Mans Series (ELMS), após ter se dedicado exclusivamente aos monopostos desde 2017.
Na categoria, ele é adversário do irmão mais velho, Pietro, que depois de algumas temporadas sem correr na Inglaterra, voltou ao país para disputar as provas de endurance pela Vector Sport.
O neto mais novo de Emerson Fittipaldi já fez parte também do programa de jovens pilotos da Red Bull, e quase garantiu uma vaga na Fórmula 1 com a equipe RB para a temporada 2024, segundo seu empresário, Pedro Boesel.
Já Pietro está em seu quinto ano consecutivo como piloto reserva da Haas. Ele já disputou duas corridas na Fórmula 1 pela escuderia, ambas na reta final da temporada 2020, quando substituiu o francês Romain Grosjean no Bahrein e em Abu Dabi. Além da ELMS, este ano ele também corre na IMSA SporsCar pela equipe Pratt Miller, na classe LMP2.
Pedro Clerot
Outro brasileiro que está brilhando é Pedro Clerot. O piloto da equipe Van Amersfoort disputa pelo segundo ano seguido a FRECA (Fórmula Regional Europeia), competição logo abaixo da Fórmula 3.
O brasiliense, primeiro campeão da história da F4 Brasil, já está confirmado no grid da Fórmula 3 para a temporada 2026. Embora ainda sem revelar a equipe, ele celebrou “a grande oportunidade de correr nas pistas e nos mesmos finais de semana da Fórmula 1“.
Gabriel Gomez
Mais um destaque brasileiro na base é Gabriel Gomez. Piloto de sucesso no kartismo europeu e mundial nos últimos anos, ele faz sua segunda temporada nos monopostos correndo pela fortíssima F4 Italiana, o principal campeonato da categoria no mundo.
Gomez abriu a temporada 2025 com o título de campeão da Winter Series, competição de inverno que reúne os melhores pilotos e equipes de vários campeonatos internacionais. Foi seu primeiro contato com a US Racing.
Considerando a Winter Series, F4 Italiana e Euro F4, o catarinense já participou em 2025 de 27 corridas. Ele terminou 23 vezes no top5, uma em sexto e, nas três vezes em que não chegou, foi tocado em disputas pelo pódio.
Heitor Dall’Agnoll
Também considerado um dos mais talentosos pilotos brasileiros da nova geração, e depois de conquistar os mais importantes títulos no kartismo, Heitor Dall’Agnol estreou este ano nos monopostos pela TMG Racing, e já se destaca como líder da temporada 2025 da Fórmula 4 Brasil.
Representante de Brasília, o jovem talento de 15 anos passou por um período de aperfeiçoamento na Itália e testou na Espanha, país ao qual voltou na semana passada para um segundo teste, em seu propósito de retomar as corridas nos circuitos europeus no próximo ano, em mais um importante passo em busca de seu objetivo maior, que também é chegar à Fórmula 1.