Que fim de semana para Gabriel Bortoleto e para o Brasil! Lando Norris pode ter conquistado uma vitória crucial no GP da Áustria, mas foi o estreante brasileiro que recebeu os maiores aplausos no domingo.
Além de conquistar seus primeiros pontos na temporada, ele foi eleito o Piloto do Dia em votação popular no site oficial da F1, com 30% dos votos, praticamente o dobro do segundo colocado na enquete e vencedor da corrida, Lando Norris (15,7%), superando ainda o atual líder da temporada, Oscar Piastri ( 10,7% ) além de Liam Lawson (6,8%) e Charles Leclerc (6,7%) na votação.
A corrida estava sendo aguardada com ansiedade pelos fãs devido ao bom desempenho do piloto da Sauber nos treinos livres e por sua estreia no Q3, superando inclusive o experiente companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, na classificação.
E não deu outra: Bortoleto terminou o GP da Áustria em oitavo lugar no Red Bull Ring, e garantiu assim seus primeiros pontos no campeonato. Veloz e preciso na pista, ainda lutou até a última volta pela sétima colocação, e quase conseguiu, finalizando meio segundo atrás do bicampeão Fernando Alonso.
Até então, a melhor colocação em sua temporada de estreia na Fórmula 1 havia sido um 12º lugar, no GP da Espanha.
Velocidade e segurança
Durante toda a corrida, o jovem de 20 anos mostrou segurança, como se tivesse anos de experiência ao volante de um F1, com voltas consistentes e muito rápidas.
Após largar em 8°, ele chegou a alcançar o 6º lugar, superando adversários experientes como Pierre Gasly e seu companheiro de equipe na Sauber, Hülkenberg. E então seguiu determinado em busca do 5º lugar, que pertencia a George Russell, da Mercedes. Mas o piloto inglês não deu espaço para ser ultrapassado.
A Sauber fez um bom trabalho com Gabriel nos pit stops, gastando cerca de dois segundos por parada, mas o brasileiro acabou perdendo duas posições nas trocas de pneus e caiu para oitavo, ao sofrer ultrapassagens de Liam Lawson e Alonso.
Na reta final da corrida, Gabriel manteve o ritmo, tirando boa diferença para o espanhol, que estava em sétimo. Na última volta, Bortoleto ainda lutou pela posição, tentando passar repetidas vezes com o DRS, mas não conseguiu superar o bicampeão mundial, que ao fim da corrida reconheceu que isso só não aconteceu em função da chegada de Lando Norris e Oscar Piastri, que fez com que ele e Gabriel perdessem tempo pela bandeira azul, de retardatário.
“Ele tinha muito mais ritmo”, destacou Alonso, que após o término do GP, reconheceu a grande corrida de Gabriel e foi até o carro do brasileiro para parabenizá-lo.
Além dos parabéns recebidos de Alonso (que é também seu empresário), o estreante foi cumprimentado por Max Verstappen.“Bom trabalho”, disse o atual campeão, ao interromper uma entrevista com a TV espanhola para elogiar Bortoleto pelos pontos na Áustria.
Companheiro de equipe na Sauber, o veterano Nico (que chegou em nono), também comentou a conquista do brasileiro: “Era algo que estava para acontecer. Estava bem claro. Eu vejo como ele trabalha, como ele pilota, e sei o quão bom ele é”, ressaltou.
Em seu site oficial, a KICK Sauber enalteceu sua sequência de corridas pontuando. “Foi um resultado brilhante para a equipe, que atingiu vários marcos – os primeiros pontos de Gabriel na Fórmula 1, a primeira chegada com pontuação dupla desde o Catar 2023 e a primeira vez pontuando em três corridas consecutivas desde o início da temporada de 2022.
Gabriel, que largou entre os dez primeiros pela primeira vez na carreira, fez uma corrida impecável e nunca pareceu que perderia a pontuação, com uma performance que lhe rendeu o prêmio de Piloto do Dia da F1. Nico largou em 20º, desafiando as probabilidades para subir no grid e terminar logo atrás do companheiro. Os resultados rendem seis pontos valiosos para a equipe, elevando nosso total para 26, mas, o mais importante, confirmando o status da Stake F1 Team KICK Sauber como uma competidora confiável na batalha pelo meio do grid, à medida que a temporada se aproxima da metade“.
Jonathan Wheatley, chefe da equipe, destacou o “resultado fantástico para a equipe aqui. Grande crédito a todos na fábrica – Mattia (Binotto) e toda a equipe fizeram um trabalho excepcional com essas melhorias. As ferramentas estão se correlacionando bem, o carro está respondendo e a equipe está executando com padrões cada vez mais elevados. Saímos da Áustria com energia para Silverstone e prontos para lutar por cada posição e cada ponto”.
A estrela do dia obviamente não poderia estar mais feliz. “Que corrida! Estou emocionado por ter marcado meus primeiros pontos na Fórmula 1, especialmente porque também conseguimos o dobro de pontos. Foi uma corrida incrível, superintensa do início ao fim, e estou muito orgulhoso do que fizemos juntos. O ritmo foi forte, a estratégia funcionou perfeitamente e toda a equipe fez um trabalho incrível”, disse Gabriel, garantindo que esse “é só o começo”.
“O principal objetivo é um dia vencer corridas e lutar por campeonatos. Temos muita clareza sobre o que precisamos fazer”, completou.
Gabriel aproveitou também para mandar um recado para os brasileiros: “Agradeço a todos pelo apoio. A gente finalmente ganhou os primeiros pontos e agora vamos em busca de mais ainda!”, finalizou. Bortoleto deixou o domingo dos brasileiros mais feliz. Está de volta aquela sensação boa, que tantas vezes Senna, Massa, Rubinho e outros pilotos nos proporcionaram na frente da televisão. E isso, como ele disse, é apenas o começo!