Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

Após fracasso, “Plano A” é a aposta alta da Ferrari

João Luiz da Fonseca

22/12/2025 8h12

f1

Ferrari anuncia estratégia ousada para de se recolocar na briga pelo título diante das novas regras que passam a vigorar em 2026 (Instagram)

Uma das características das equipes de Fórmula 1 é a vontade incessante de seguir em frente, de deixar para trás os sucessos ou fracassos do passado e olhar para o próximo fim de semana, a próxima sessão, a próxima corrida, o próximo campeonato.

É o que a Ferrari, por exemplo, já está fazendo. Sem vencer uma única corrida em 2025, a mais tradicional das escuderias quer virar a chave, e para isso já montou um plano estratégico bastante ousado.

“Seremos agressivos, com certeza”, afirmou o dirigente da equipe, Fred Vasseur. A estratégia inclui o lançamento de uma versão básica (“Spec A”) do carro para priorizar a confiabilidade e o acúmulo de quilometragem nos testes iniciais.

A cerimônia de lançamento, no dia 23 de janeiro em Maranello, terá a presença dos pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton, que darão aos novos carros um shakedown (treino curto e leve) após o evento, na pista de Fiorano. A montagem do carro será concluída apenas na véspera do lançamento, utilizando o máximo de tempo possível no túnel de vento e em simulações.

Carro laboratório

A estratégia envolve lançar um carro inicial para resolver problemas básicos e, em seguida, confiar em uma capacidade de evolução rápida ao longo da temporada.

A ideia é usar os 200 km permitidos nos dias de filmagem para resolver as dores de cabeça iniciais. Vasseur delineou um foco claro em garantir o máximo de voltas e testar a confiabilidade da nova unidade de potência e chassi antes de introduzir as peças de desempenho.

“Nesta situação, o mais importante é obter quilometragem. Não é para perseguir desempenho. É para obter quilometragem para validar a escolha técnica do carro em termos de confiabilidade,” explicou.

A equipe participará de testes privados em Barcelona a partir de 26 de janeiro. As atualizações de desempenho para a primeira corrida no Bahrein, em março, só devem aparecer nos testes finais de pré-temporada.

As perspetivas de Vasseur sobre a estratégia de testes revelam um otimismo cauteloso. “Já não estamos habituados a ter nove dias de testes. Nas últimas quatro ou cinco temporadas, fizemos apenas três”. 

Após um ano difícil em 2025, onde a equipe não obteve vitórias e terminou em quarto lugar no Mundial de Construtores, o objetivo para 2026 é lutar pelo campeonato.

Há a expectativa de que o novo regulamento se adeque melhor ao estilo de pilotagem de Hamilton, que teve dificuldades com o carro em sua estreia pela equipe.

“Agora ou nunca”

Também Leclerc declarou que, com as mudanças no motor e na aerodinâmica, é “agora ou nunca” para a Ferrari.

Essa afirmação reforça rumores  de que o piloto estaria frustrado por não ter conquistado um título mundial ainda e teria dado um “ultimato” à Ferrari para que o carro de 2026 seja competitivo.

A imprensa italiana e fontes do paddock relatam que seu empresário estaria explorando opções com outras equipes, especialmente a Aston Martin, visando a temporada de 2027.

Leclerc, no entanto, tem constantemente refutado esses rumores em declarações oficiais, e afirma que sua “única obsessão é vencer” com a equipe de Maranello. Ele possui um contrato multianual com a Ferrari, indo além de 2026 e indicando que o vínculo pode se estender até 2029.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado