Menu
À Mesa
À Mesa

Gastronomia de Brasília ganha novidades entre restaurantes, mostras e novos endereços

Chef renomado na CASACOR, novo point gastronômico no Lago Sul e mais aberturas, promoções e experiências que estão movimentando a cena culinária da capital

Leonardo Resende

24/08/2026 15h49

foto 01 (9)

Ronny Peterson na CASACOR Brasília

Casa Cor ou Casa Sabor?

A gastronomia volta a ganhar espaço na CASACOR Brasília, e quem assume novamente o restaurante oficial da mostra é o chef Ronny Peterson (foto). Depois de participar da edição de 2021, o chef retorna à Casa do Candango com um menu criado especialmente para a 34ª edição, que acontece até 12 de outubro. Conhecido por sua cozinha contemporânea e pelo trabalho com ingredientes brasileiros, Ronny parte do tema “Mente e Coração” para criar um cardápio que aproxima referências italianas e mediterrâneas de sabores que fazem parte da identidade brasileira. Entre os ingredientes escolhidos estão caju, buriti, milho-verde e feijão-manteiguinha, presentes em preparos como o Crudo de Peixe Branco com leite de tigre de caju, a Burrata com tomates assados, pesto e castanhas e os Camarões Salteados sobre creme de milho-verde. Nos principais, aparecem ainda o Spaghetti Cacio e Pepe de Cabotiá, a Barriga Suína ao molho de buriti e o Peixe do Dia com molho de moqueca e cuscuz marroquino. Para a À Mesa, essa é uma das boas razões para visitar a mostra também pela mesa: Ronny transforma a gastronomia em mais uma experiência sensorial dentro da CASACOR.

foto 01 (9)
Ronny Peterson na CASACOR Brasília

Café da manhã com jeito de casa

O Café Colonial Bugu, em Taguatinga, é uma das opções para quem quer transformar a primeira refeição do dia em um verdadeiro passeio gastronômico. Participando do Breakfast Weekend, a casa oferece, por R$ 59,90 por pessoa, uma mesa recheada de preparos artesanais (foto), com pães quentinhos, pão de queijo, quiches, geleias e bolos caseiros, acompanhados por cafés especiais e sucos naturais. Próximo ao Parque Ecológico Onoyama, o Bugu ainda aposta em um ambiente rústico e acolhedor, com espaço ao ar livre que combina especialmente com aquelas manhãs de sol. E tem mais: a casa é pet friendly, para quem não abre mão de começar o dia na companhia do melhor amigo.

foto 02 (7)
Foto: Acervo pessoal

Vinho sem cerimônia

Quem gosta de vinho ganhou um bom motivo para voltar ao Rio Brasa. A casa está vendendo seus rótulos a preço de custo, com acréscimo apenas dos impostos, por tempo indeterminado. E para quem já tem aquela garrafa especial em casa, melhor ainda: a casa também está com rolha free, sem cobrança de taxa para levar o próprio vinho.

A iniciativa acompanha a renovação da carta de vinhos do restaurante e parte de uma ideia simples: aproximar a bebida da mesa e explorar novas harmonizações não apenas com os cortes da brasa, mas também com frutos do mar e as opções do buffet. Para o cliente, fica a possibilidade de experimentar diferentes rótulos sem que o vinho pese tanto na conta, ou simplesmente levar o seu de casa e brindar sem pagar a rolha.

foto 03 (8)
Foto: Acervo pessoal

Sabores italianos

Em sua estreia na Brasília Restaurant Week, o A Mano preparou um menu especial que aproxima sua cozinha italiana dos sabores brasileiros. Massas frescas dividem espaço com pescados e receitas como o Cavatelli com Ragù de Linguiça toscana (foto) e Creme de Burrata e o Risoto de costela. Entre as entradas, uma das opções é o Raviolone da casa, recheado com queijos nobres e servido com molho pomodoro e manjericão. Para finalizar, Cannoli com Ganache de limão-siciliano e merengue ou o tradicional pudim de leite. A experiência, com entrada, principal e sobremesa, custa R$ 95 e segue até 30 de agosto, na casa da 411 Sul.

foto 04.jpg
Foto: Acervo pessoal

Partage Lago Sul entendeu o jogo gastronômico

Brasília está acostumada a ver os shoppings disputarem grandes marcas, mas talvez a próxima briga seja outra: quem consegue construir o endereço gastronômico mais interessante da cidade? E o recém-chegado Partage Lago Sul parece ter entendido o jogo. Depois de anunciar a chegada do Olea, a casa paulistana de inspiração mediterrânea, o empreendimento prepara agora o retorno do Corrientes 348 à capital. A tradicional parrilla argentina, que apresenta cortes especiais (foto) e deixou Brasília há cerca de dez anos, volta em setembro, desta vez em operação própria, com 250 lugares e uma ampla varanda. A unidade da Marina da Glória, no Rio, foi recomendada pelo Guia Michelin nos últimos três anos. Em um momento em que alguns centros de compras parecem apostar cada vez mais em nomes já conhecidos do público brasiliense, o Partage pode encontrar justamente na gastronomia um diferencial importante: fazer o brasiliense atravessar a cidade não apenas para comprar, mas para comer. Com inauguração prevista para 15 de setembro e um projeto que reúne mais de 20 operações gastronômicas, o novo open mall do Lago Sul chega com uma ambição que merece ser acompanhada.

foto 05 (7)
Foto: Acervo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado