Jornalistas mexicanos acusam o governo de ter pirateado seus telefones celulares com o software espião Pegasus para vigiá-los. A RSF apela às autoridades mexicanas para que investiguem o mais rápido possível o fato e se manifestem publicamente a respeito dele. As informações são do site da ong Repórteres sem Fronteiras.
Durante uma coletiva de imprensa realizada no México em junho, vários jornalistas, ativistas e defensores dos direitos humanos mexicanos denunciaram o envolvimento do governo em uma vasta operação de vigilância ilegal.
As acusações se baseiam em um relatório publicado por Citizen Lab, Article 19, R3D (Red en Defensa) e Social Tic e reproduzido no New York Times. Segundo as acusações, ao menos seis jornalistas receberam SMSs acompanhados de um link para o malware. Chamado Pegasus, o software espião, vendido a governos pelo grupo israelense NSO, permite ter acesso à totalidade dos dados contidos em um telefone.
Em um primeiro momento, o governo respondeu às acusações por meio de seu porta-voz: “Não existe nenhuma prova do envolvimento das agências governamentais nos casos suspeitos de vigilância mencionados no artigo do New York Times.”