Menu
Literatura

Protagonismo da mulher na literatura é tema de palestra nesta quarta-feira (13)

Cleide Soares, bibliotecária, ativista pelos direitos universais de acesso à leitura e à informação, integrante da AJEB-DF, apresentará a palestra “O poder da Mulher para a Leitura”

Redação Jornal de Brasília

12/11/2019 15h03

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria Distrito Federal, convida para a palestra “Protagonismo da mulher na literatura” por Cleide Solares, nesta quarta (13), às 19h , no Parlamundi – LBV, sala 6, subsolo.

Cleide Soares, bibliotecária, ativista pelos direitos universais de acesso à leitura e à informação, integrante da AJEB-DF, apresentará a palestra “O poder da Mulher para a Leitura” destacando o protagonismo das mulheres na literatura, no incentivo à leitura, na promoção do acesso ao livro e na participação educacional. As mulheres, como primeiras referências de leitura em diferentes contextos.

Cleide Soares é escritora, bibliotecária na Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora mundial do movimento internacional Grito do Livro: Viva a Leitura! que articula políticas de inclusão da leitura em áreas de extrema pobreza, conflitos sociais e em situação pós-guerra. Dentre outras atividades, no Distrito Federal e fora, Cleide implantou milhares de bibliotecas no Brasil e formou agentes de leitura em vários países. Seu Manifesto pelos Direitos Universais de Acesso à Leitura e à Informação está em circulação e busca integrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É de mulheres do perfil de Cleide Soares que se compõe a AJEB, fundada em Curitiba/PR, em 1970, há duas gestões presidida, nacionalmente, pela escritora Profª. Maria Odila Menezes de Souza, tendo Coordenadorias diversas. Além do Distrito Federal, a Associação está presente em SC, PR, RS, GO, AM, CE, PE, MA, MT, PI, AC, PA, MG, SP e RJ. As ajebianas buscam se fortalecer, em suas áreas e mais fazer pela mulher para que, então, cada uma mais se realize pessoal e profissionalmente.


SERVIÇO

Palestra aberta “O poder da Mulher para a Leitura”

DATA: 13 nov. 2019 – quarta-feira – 19h às 20h.

Obs: A palestra aberta ocorrerá às 19h em ponto, logo após a reunião mensal da AJEB no mesmo local.

LOCAL: Parlamundi – LBV – Sala 6, terceiro subsolo – SGAS 915 Sul, Lotes 75/76 – Brasília-DF

Contatos: (61) 98607-680

[email protected] www.margaridadrumond.com

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado