Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Renato Santana: “Há tempo para tudo”

Arquivo Geral

29/11/2017 7h00

Enquanto o deputado federal Rogério Rosso (PSD) tenta angariar apoios para viabilizar a candidatura do vice-governador Renato Santana ao Governo do DF, o morador de Ceilândia faz um discurso tímido de quem espera, com certa paciência, a hora chegar. “Há tempo para tudo”, dispara Santana. “O tempo de agora é de plantar com muito trabalho e foco nas soluções. A população nos deu um voto de confiança em 2014 e meu compromisso desde 1º de janeiro de 2015, como gestor público, foi ir para a rua, cuidar de gente e solucionar demandas na ponta, no dia a dia do cidadão. Até 31 de dezembro de 2018 pretendo manter o ritmo de trabalho”, diz ele, que usou e abusou da hashtag #cuidardegente nestes três anos.

Não é conhecido, mas não é rejeitado

As pesquisas internas ainda mostrariam um vice-governador desconhecido, embora ele tenha sempre ganhado as ruas, apertado mãos e distribuído sorrisos. Em contrapartida, entusiastas da candidatura comemoram o fato de a rejeição ao nome dele – que não é conhecido – ser nula. “As alianças futuras serão frutos da recepção e defesa das bandeiras e causas defendidas pelo PSD desde a fundação. Confiamos nos encaminhamentos e condução do presidente nacional, Gilberto Kassab, e do deputado Rosso”, diz, sem reconhecer que é candidato.

Se tiver apoio…

Santana nunca escondeu o desconforto por não ter vez no Palácio do Buriti e, principalmente, por não participar do núcleo duro do governo, da tomada de decisões etc. E poderia usar isso como trunfo de campanha para enfrentar Rollemberg na campanha. Se ele conseguir apoio para tão ambicioso plano, é claro. “Os partidos e alianças definem e viabilizam candidaturas, mas compromissos são assumidos com a população, com o eleitor. É ele que avalia os serviços entregues e avaliza o que fazemos”, argumenta.

Emendas

Deputados distritais e representantes do Governo do DF se reuniram para tratar da execução de emendas parlamentares. Oposicionistas reclamam de mudança na regra por parte do governo, questionam os critérios utilizados e apontam ainda que há liberações coincidentes com votações na Câmara Legislativa. Wasny de Roure (PT) lamentou a falta do secretário de Fazenda, Wilson de Paula, no encontro. “Não vale mudar a regra no final do exercício”, reclamou o petista, ao pedir que os compromissos assumidos sejam cumpridos.

Novo visual

Claudeci Luart, que é dono de uma conhecida loja de calçados populares do DF e Entorno, virou garoto-propaganda do próprio comércio. E aparece em duas versões, nos cartazes que anunciam os preços promocionais dos sapatos: careca e com cabelos. É que, logo depois que dispensou das fotos dos displays o apresentador da Rede Record, Henrique Chaves, ele tratou de fazer um implante capilar. E, agora, tem até topete.

Nova legenda

Ele, que foi administrador regional de Samambaia nesta gestão, conseguiu pouco mais de 9 mil votos nas últimas eleições e se prepara para a próxima. Há dois dias, ele pediu desfiliação do PRB. E ainda não disse a qual sigla se filiará. Convites, ao que parece, não faltam.

O dono da bola

O governador Rodrigo Rollemberg tem colecionado vitórias na Justiça. Principalmente contra propagandas contra a gestão dele. Tem sido assim junto ao Tribunal Regional Eleitoral. E também junto ao Tribunal de Justiça do DF. A última foi contra o SindSaúde. O chefe do Executivo conseguiu barrar, na Justiça, uma publicação do sindicato com críticas ao governo. E a entidade não tem nem sequer direito de recorrer. “Rollemberg continua agindo como menino mimado, que, ao ser advertido, pega a bola e vai embora, pois ela é dele”, disse Marli Rodrigues, presidente da entidade, em reação à decisão judicial, duramente criticada por ela.

#sextou

A coleção de decisões favoráveis também é ostentada pelos filhos do governador, que, advogados, assinam as ações. Gabriela Rollemberg já é conhecida por atuar na área eleitoral. Mas, na madrugada de sexta, no mesmo dia em que saiu a decisão liminar de suspender a publicação, foi Pedro Ivo Rollemberg quem postou em uma rede social uma foto da tela do computador, mostrando parte da petição. Era 01h08 de sexta, e a legenda do retrato identificava o assunto: “Papai dando trabalho”. Antes que o dia acabasse, ele já usava a mesma rede para contar a vitória familiar, com a hashtag #sextou.

Data tem. Calendário não

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa admitiu um projeto da deputada distrital Celina Leão (PPS) que institui a Semana Legislativa pela Mulher. O texto também inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, que nem existe oficialmente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado