Menu
Brasília

Fenômeno inédito, especialistas explicam tornado na capital

Arquivo Geral

02/10/2014 11h35

Confira o registro do Corpo de bombeiros do Distrito Federal

Segundo a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, uma massa de ar entrou em contato com o calor e ocasionou a forte chuva dessa quarta-feira (1). O contraste da temperatura criou um sistema de baixa pressão, do qual o resultado é o surgimento do tornado.

Baixa intensidade

De acordo com a profissional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  um tornado acontece quando nuvens de grande desenvolvimento vertical são acumuladas e surge uma ventania forte  que desce do céu até a terra. O toque deste vento, em forma de cone, com o chão causa o fenômeno.

Ainda segundo a especialista, a principal característica do fenômeno é que ele suga o ar do local. Dependendo da intensidade, ele pode causar grandes estragos, como levantar telhados de casas e virar carros na rua. A meteorologista afirma que o tornado registrado na tarde de ontem é considerado de baixa intensidade.

Para o fim de semana, a promessa é de calor novamente. A umidade mínima do ar deve ser de 35% e a máxima de 90%, com temperatura variando entre 19 ºC e 39 ºC. 

Veja as imagens dos leitores. Envie a sua para o Whatsapp JBr.(9606.4199):

Registro da precipitação por Alane Lima, no aeroporto:

Árvore que caiu na quadra 403/404 Norte:

Toldo desaba sobre carro, no Aeroporto JK:

Chuva causa estragos no Setor Policial Sul:

Temporal na quadra 414 Sul:

Fenômeno meteorológico registrado pelo leitor Márcio Adalto:

 


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado