Menu
Brasília

Escorpião encontrado em cima de maca no HRAN

Arquivo Geral

04/06/2013 8h15

Um escorpião amarelo foi encontrado no Centro Obstétrico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). De acordo com a Secretaria de Saúde,  o animal peçonhento foi achado morto em cima de uma maca, após uma dedetização realizada em outros setores do hospital. O incidente aumenta a preocupação dos pacientes sobre a    higienização  do hospital. 

 

A pasta alega que esse caso foi pontual, e informa que as atividades de dedetização são feitas a cada três meses no hospital. Apesar dos esclarecimentos,   pacientes não acreditam que se trate de um simples incidente, mas uma demonstração do descaso.

 

 “O hospital é mal conservado. O teto está caindo, e portas de banheiro quebradas. Isso tudo já é um risco por si só. Falta uma equipe para fazer uma vistoria   e resolver esses pequenos detalhes. Se apareceu um escorpião, deve ter vários outros”, acredita William Rodrigues,   27 anos, que acompanhava a esposa no ambulatório. 

 

 

Mãe de três filhos, Graciele da Conceição, 29 anos, também ficou preocupada com a situação.  “Já pensou ser picado por um escorpião daqueles? Você vem aqui atrás de melhorar a sua saúde e passa por um perigo desses. Uma picada daquelas dói muito, ainda mais em uma criança”, reclama. 

 

 

A dor, de acordo com o professor Paulo César Motta, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UnB, é o único sintoma na grande maioria dos casos, mas se tratando de um recém-nascido, a picada pode ser fatal ou ter efeitos   gravíssimos.

 

 

 “Tem que existir uma ação mais   direta do poder público, dedetizando os ambientes urbanos onde o escorpião amarelo se prolifera. Eles são atraídos por baratas, pois se alimentam delas”, explica.

 

 O especialista indica que, para prevenir a propagação de escorpiões, é preciso vedar soleiras de portas e janelas e tampar bem os ralos. Dentro de casa, é importante ter cuidado  com a limpeza.  

 

Em 2012, foram 792 casos notificados de acidentes por picadas de animais peçonhentos,  sendo 425 de escorpiões. Neste ano,  até abril, foram   274 casos, sendo 107 por escorpiões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado