Menu
Brasil

Empresas devem tomar cuidado antes de terceirizar serviços de limpeza

Arquivo Geral

28/05/2018 8h30

Foto: Shutterstock

Falar de terceirização é algo que ainda gera muitas dúvidas, principalmente com a nova lei trabalhista. Apesar das incertezas, o Brasil já tem um mercado de terceirização consolidado em alguns segmentos, como a prestação de serviços de limpeza, em que 90% dos trabalhadores são terceirizados, especialmente nas grandes organizações, como hospitais e condomínios. O que o síndico deve observar antes de terceirizar este tipo de serviço? O que pode ser exigido da empresa terceirizada de limpeza dentro de um condomínio?

O diretor da Qualifoco Serviços, Guy René, que participou da Unasíndico 2018, acredita que antes de terceirizar os serviços de limpeza de um empreendimento, é necessário tomar alguns cuidados, especialmente se este lugar for um prédio ou condomínio de casas. “Um dos pontos que as empresas precisam ficar atentas é como as terceirizadas pretendem cumprir o contrato com o valor estabelecido. Acontece muito de prestadoras de serviço oferecerem um valor abaixo do mercado para conseguir clientes, sem ter estrutura para isso”, afirmou Guy. “Outro ponto importante a ser observado, principalmente no setor de limpeza, é em relação aos produtos usados pela terceirizada. Dentro deste segmento, precisamos ter o cuidado em usar produtos de qualidade, que não coloquem em risco a saúde e a segurança das pessoas”, reforça.

Reprodução

Outros cuidados importantes que devem ser tomados antes de terceirizar um serviço de limpeza são: checar a planilha de custo em sites oficiais, como a Receita Federal; pedir que a terceirizada apresente uma planilha aberta de custos de serviços; checar se os produtos que a empresa pretende usar são certificados pelos órgãos competentes; pesquisar sobre a empresa para ver se ela teve algum caso problemático nas prestações de serviços anteriores. “Não há mágica! Para se cobrir um item obrigatório que foi excluído do orçamento, para baixar o preço e ganhar da concorrência de forma fraudulenta e desleal, algumas empresas não cumprem os contratos, não apresentam a qualidade proposta e, o que é pior, deixam um imenso passivo para os gestores na saída. É o tal do barato que sai caro”, completa Guy.

Sobre a Qualifoco – A Qualifoco Serviços é uma empresa brasiliense, com grande conhecimento e experiência acumulados pelo seu corpo diretivo em mais de 30 anos de prestação de serviços, permitindo vasto conhecimento técnico e humano, oferecendo serviços como: auxiliares de serviços gerais em limpeza, agentes de portaria, controladores de acesso, fiscais de piso, zeladores, encarregados de serviços em geral, bombeiros civis, brigadistas, recepcionistas, telefonistas, copeiras, garçons, jardineiros, motoristas.

Serviço

Site: http://www.qualifoco.com/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado