Menu
Sem Firula

No caminho

Arquivo Geral

25/06/2016 7h00

Atualizada 24/06/2016 15h28

O trabalho que Cuca vem desenvolvendo no Palmeiras é digno de muitos elogios. Pegou um time que não se encontrava e o transformou em líder do Brasileiro. Diria até, sabendo que os palmeirenses vão me xingar, que a eliminação na Libertadores acabou sendo boa para que isso acontecesse. Coisas do futebol. Desde a noite de terça-feira o Verdão é o líder isolado do Brasileiro. Liderança que se consolidou na quinta-feira, quando o Internacional, que dividia com ele a ponta, não conseguiu mais do que um empate contra o Coritiba. Não parece muito, mas o Palmeiras abriu dois pontos de vantagem sobre o vice-líder. Num torneio equilibrado como este Brasileiro…

Esta noite, o Palmeiras vai até Belo Horizonte para provar que está realmente no caminho certo. Um empate diante do Cruzeiro, mesmo que pareça um resultado “ruim” mantém o clube em primeiro lugar – não acho que o Colorado, amanhã, vá golear o Botafogo. Mas não é isso que Cuca e os jogadores do time do Parque Antarctica desejam. Eles pretendem mais três pontos para, no mínimo, manter a distância do Internacional. Como o Cruzeiro vem se mostrando uma equipe instável (conseguiu sair do Z-4 após a goleada sobre a Ponte Preta), não há porque não acreditar na possibilidade de uma vitória paulista.

Passado condenou

A “não contratação” de Getterson pelo São Paulo faz lembrar um conto de fadas às avessas. Ao contrário do empresário que se apaixona pela garota de programa e a pede em casamento (lembram de “Uma linda mulher”?), a diretoria tricolor dispensou o jogador porque alguém foi buscar, nas chamadas redes sociais, postagens de anos atrás nas quais ele se declarava corintiano e ironizava o São Paulo, chamando de “bambi”. Certo? Errado? Complicado emitir opinião sem que qualquer dos lados, o contra e o a favor, se irritem.

O fato de o jogador ter dito ser corintiano, não tem problema algum. Quantos craques já declararam seu amor por rivais e, mesmo assim, foram respeitados pela torcida? O que pegou, mesmo, tenham certeza, foi a alusão ao clube/torcida. Os cartolas pensaram (vejam que isso acontece) o que aconteceria num pênalti perdido, num recuo de bola mal sucedido… Getterson, que como todos nós tem o direito de manifestar-se livremente, viu seu grande salto na carreira (deixaria o J.Malucelli, do Paraná) ser interrompido em menos de seis horas. O que não pode acontecer é o treinador, empregado do clube, dizer que vê a decisão de diretoria como incorreta. Até por estar chegando agora, ele, Bauza, não sabe como a banda efetivamente toca nas paradas brasileiras.

Vale?

Quero dividir duas questões com o leitor: vale trocar um clube da Série A, bem, por um da Série B? E vale, para um clube da Série B, pagar R$ 250 mil mensais por uma comissão técnica? Dúvidas surgidas após a transferência de Guto Ferreira, ex-treinador da Chapecoense, para o Bahia, nesta quinta-feira. Aguardo sugestões.

Brexit

E não é que a decisão, política, de tirar o Reino Unido da União Europeia pode ter graves influências no futebol? Isso mesmo. Enquanto fez/faz/fizer parte do pacto, o Reino Unido tem seus jogadores como “locais” em qualquer país europeu – e a recíproca, claro, é verdadeira, ou seja, um inglês joga na Alemanha como alemão, não contando na cota de estrangeiros. Só que… Com o Brexit (união de Britain exit, saída do Reino Unido), porém, isso deixará de acontecer – e já há clubes preocupados com a nova ordem. O Real Madrid, por exemplo, tem no galês Gareth Bale uma de suas estrelas. E ele tem jogado muito nesta Eurocopa. Os cartolas madrilenhos estavam dispostos a renovar com Bale por um longo período (falava-se em um contrato até 2023), mas se ele passar a ser “estrangeiro”, e a cota é de apenas três por clube, é bem provável que a equipe merengue repense sua proposta, afinal de contas são extracomunitários (não possuem o passaporte europeu) no Real o colombiano James Rodriguez e os brasileiros Danilo, Casemiro e Marcelo (só aqui a cota já estourou). Como a saída deve ser referendada pelo parlamento, o que pode levar até dois aos, especula-se que o Real Madrid oferecerá um contrato que atenda este período, esperando a decisão final, política, para saber como fará com o galês.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado