Menu
Sem Firula

Domínio

Arquivo Geral

20/01/2017 7h00

Eram 120. Desde ontem, ficaram apenas quatro. Destes quatro, três com certeza são paulistas (Batatais, que já eliminou o Botafogo; Paulista, que despachou a Chapecoense; e o vencedor de Juventus e Bragantino). Se o Corinthians derrotou o Flamengo, serão quatro paulistas classificados para as semifinais da Copa São Paulo de Juniores, ou seja, festa garantida para comemorar o aniversário da cidade, dia 25 de janeiro. Mas… Será que este domínio é reflexo, realmente, de um bem feito trabalho de base ou, apenas, preparação específica para uma competição de tiro curto e comemorar título?

Esta discussão, aliás, é a grande mola propulsora das divisões de base do futebol brasileiro atualmente. Os clubes, em sua maioria, querem conquistar títulos, exibir jogadores e… Vender. É uma forma fácil de arrecadar um dinheirinho que ajudará a fechar as contas no fim do ano. De vez em quando ouvimos falar de algum jogador de 22, 23 anos que está há cinco anos na Europa. “Começou no time tal”, é a notícia. E ninguém se lembra. E ninguém se lembra porque, a cada dia, mais cedo as promessas vão embora. Agora mesmo temos um jogador do Flamengo que vem sendo monitorado pelos europeus desde o infantil.

Claro que para o torcedor dos times classificados esta questão do aproveitamento na equipe principal ficar para daqui a pouco. Exceção feita ao Corinthians, os demais sabem que são, sim, fornecedores de “pé-de-obra” barata – e neles, Batatais, Bragantino, Paulista ou Juventus, mais do que nos chamados grandes, fazer dinheiro com as revelações é questão de sobrevivência. Resta saber se, efetivamente, os semifinalistas representam o melhor futebol que foi exibido na Copinha.

Ironias

No fim de semana o Real Madrid foi derrotado pelo Sevilla, pelo Campeonato Espanhol, perdendo uma invencibilidade (recorde na Espanha) de 40 partidas. Nesta quarta-feira, no jogo de ida da Copa do Rei, contra o Celta, outra derrota. Foi o suficiente para que os adversários começassem a dizer que agora o time merengue iniciara o caminho inverso, e precisa se cuidar para não ficar 40 jogos sem vencer. Exagero, claro. Mas é bom Cristiano Ronaldo e companhia se ligarem: não vai ser fácil bater a equipe de Vigo, fora de casa, por dois gols para garantir classificação na Copa.

Zebrão

Foram quase cinco horas de jogo – para ser preciso, 4h48. E o atual campeão do Aberto da Austrália, o simpaticíssimo sérvio Novak Djokovic, acabou batido pelo uzbeque Istomin, por três sets a dois. Foi a primeira vez em sua carreira que Djokovic caiu diante de um rival ranqueado abaixo da centésima posição. Há tempos Djoko não vem bem. Apesar de toda a torcida, acabou sendo eliminado muito cedo nos Jogos Olímpicos do Rio, deixando saudades na galera, que torceu para ele como se fosse um compatriota.

Novela

A concessionária recebeu, finalmente, de volta o Maracanã. Mas continua brigando na justiça para livrar-se dele. Que situação estranha. Depois de beliscar mais de R$ 1 bilhão na sua reforma, a concessionária, que é do grupo que reformou o estádio, não quer mais dizer que é dona do Maracanã. Neste momento, a alegação é de que a Rio 2016 não quer realizar as obras necessárias para entregá-lo como recebeu. Até cartazes da chamada “identidade visual” continuam nas paredes do velho estádio – coisa que qualquer criança, estimulada, adoraria retirar, rasgando tudo. Cadeiras, dizem, são cerca de sete mil fora do lugar. E o Maracanã está abandonado, grama alta, queimada, sem segurança…

A concessionária decidiu voltar para não pagar a multa diária de R$ 200 mil que seria cobrada se não o fizesse. Mas voltar não significa que irá cuidar com carinho do espaço. Longe disso. O Maracanã está totalmente abandonado. O estádio que foi construído em 1949 para a Copa do Mundo de 1950; o estádio que já viu duas finais de Copa do Mundo (nenhum título do Brasil), uma Olimpíada, o Papa, Papai Noel e diversas outras atrações, está abandonado. A luz, dizem, foi religada, mas ninguém sabe onde estão algumas obras de arte que enfeitavam o espaço e parecem ter sido surrupiadas durante o período de descaso. E a grana gasta, pelo visto, vai precisar de um “reforço” para recuperar tudo o que está destruído.

O mais grave é que ninguém vai preso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado