Menu
Professor M.

Tempos de complexidade, mas na “Era da Simplicidade”!

Em tempos de complexidade, o maior desafio não é resolver problemas complexos, é criar e implementar soluções simples. Esse é o princípio da Era da Simplicidade!

Prof. Manfrim

11/08/2018 23h48

Atualizada 16/02/2020 21h02

Os Cavaleiros do Apocalipse não se cansam de anunciar que a complexidade, multiplicidade e diversidade de problemas sociais e organizacionais são avassaladoras em nossa vida. Afirmam que as soluções tradicionais estão sucumbindo frente aos desafios atuais e não sobreviveremos sem profundas cicatrizes e sacrifícios homéricos.

Estão corretos em parte, quando compreendemos que “problemas simples” não existem mais. A complexidade tomou conta de nossas vidas: pessoal, profissional e organizacional, em um ritmo frenético e ininterrupto, exigindo de nós um grande esforço na solução dos problemas atuais.

Contudo, os Cavaleiros do Apocalipse sofrem de uma doença que acomete vários profissionais e gestores hoje,  a “miopia resolutiva”, uma enfermidade que apresenta sintoma bem característico, o pensamento de que “problema complexo” exige “solução complexa”.

A Miopia Resolutiva induz à procura de soluções complexas, consumindo muita energia e recursos das pessoas e das organizações. O maior desafio hoje, mais do que resolver problemas, é desenvolver soluções simples.

As melhores soluções são as mais simples!

Como afirmava Steve Jobs, “o simples pode ser mais difícil que o complexo: você precisa trabalhar muito para fazer com que sua mente esteja limpa o suficiente para tornar as coisas simples”. Apesar de muito detalhista, Steve Jobs foi um defensor obstinado da simplificação, marca evidente nos produtos e soluções da Apple. Simples, mas não básico!

Para resolver problemas complexos, precisamos praticar constantemente o exercício da conexão de diferentes saberes, que pode ser facilitado com a melhora de nossa capacidade de ouvir, escutar e internalizar informações.

Existe uma grande probabilidade de alguém, em algum lugar do planeta, já ter resolvido um problema semelhante, ou próximo ao seu, que possa ser adaptado, ou moldado para resolvê-lo. Faça do Google seu aliado nessa procura!

Henry Ford achou inspiração na criação da “linha de produção” (produção em massa) em um abatedouro de animais. Ele simplesmente inverteu a sequência: no abatedouro de animais a matéria-prima é “desmontada”, na linha de produção de automóveis o produto é “montado”, as peças são agrupadas. Simplificou sem complicar!

Bem vindo à Era da Simplicidade!

O momento atual exige a transversalidade e a interdisciplinaridade de habilidades, atitudes e conhecimentos, o uso multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar de competências e o trabalho colaborativo, cooperativo e cocriativo.

Precisamos exercitar e potencializar a visão sistêmica, holística e conectiva de temas e assuntos diversos, ou aparentemente desconexos. O esforço deve consistir em simplificar o complexo e os recursos aplicados com esse objetivo, na vida pessoal, profissional e organizacional.

“Tudo deve ser o mais simples possível, mas não mais simples que isso” (Albert Einstein).

——————————————————————————————————————–

Esse espaço no Jornal de Brasília será recheado de reflexões e provocações do mundo organizacional e dos negócios, de entrevistas com inovadores e empreendedores, e claro, uma boa pitada de olhar para o futuro!

Falaremos sobre tecnologia, criatividade, cocriação, inovação, empreendedorismo, comportamento, design, skills, mindset, disrupção, startups e tendências de negócios.

Sem esquecer daquele bom bate-papo com empresários, makers, pensadores, escritores e futuristas.

Estaremos juntos nessa viagem de construção do conhecimento, no veículo comunicação e abastecidos pelo combustível tecnologia da informação.

Venha fazer parte dessa jordana! Você é sempre bem vindo.

Simples assim!

01 ——————————————————————————————————————-

Prof. Manfrim, L. R.

Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.

Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

Navegador atual nos mares do Banco do Brasil e UDF/Cruzeiro do Sul. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.

Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].

Linkedin – Prof. Manfrim

Currículo Lattes – Prof. Manfrim

____________________________________________________________________________

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado