Menu
Ponto do Servidor

Concurso da Câmara Legislativa ameaçado

Arquivo Geral

16/08/2017 7h00

Atualizada 15/08/2017 23h01

Mesmo com os boatos de que o concurso para a Câmara Legislativa será cancelado, após a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio) entrar com medida cautelar no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Casa garante que a publicação do edital está mantida para o próximo dia 21. Enquanto o parecer do Ministério Público de Contas converge com a argumentação da banca, que alega não ter sido atendida quanto ao interesse em concorrer para administrar o concurso, a Câmara espera que haja uma decisão de efeito prático que poderia suspender o certame. Até lá, o cortejo segue.

Funcionários federais marcam greve

Representantes dos servidores públicos federais decidiram ontem fazer um dia de protestos, que envolverá a paralisação de trabalhos, no fim de agosto contra a intenção do governo de congelar o reajuste salarial de algumas categorias do funcionalismo público e de limitar o salário inicial de novos servidores a R$ 5 mil. A categoria esteve reunida nesta terça no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado. Será um dia de greve.

Data a escolher

“Vamos fazer atos públicos para mostrar que, se o governo insistir, vamos endurecer nas nossas ações”, alerta o presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Carlos Silva. O dia nacional de protestos será realizado entre 29 e 31 de agosto, sendo que as bases vão definir a data das paralisações nas suas regiões.
“Todas as categorias concordaram com a medida”, garante Silva.
Merendeiras

Em discurso no Plenário da Câmara Legislativa ontem, a deputada distrital Celina Leão (PPS) anunciou que ingressará com uma representação criminal no Ministério Público do Trabalho pelo descumprimento de lei local por parte da Secretaria de Educação. A distrital argumenta que o governo cometeu um crime ao dispensar cerca de 100 merendeiras, na troca de contrato com nova empresa, e não as ter reincorporado, como determina legislação local.

Parcelamento de salários

Que o governo cogita parcelar os salários dos servidores não é novidade, conforme publicou o Jornal de Brasília no fim do mês de julho. Mesmo sem marcar datas para o escalonamento, a equipe do governo reconhece os malabarismos feitos todos os meses para honrar com a folha de pagamento. Na próxima dificuldade, as categorias já estão avisadas: o Executivo não se furtará de pagar em parcelas.

Ligações

Não foi nomeada ainda a diretoria do Instituto Hospital de Base, mas os sindicatos já se antecipam às especulações. E chovem críticas. Conforme o SindSaúde-DF, duas pessoas que devem ser nomeadas para gerir o instituto e um conselheiro tiram “ligações controversas com empresas particulares”. Conforme a apuração da entidade, Ismael Alexandrino, atual secretário-adjunto de Gestão em Saúde, assumiria a direção-geral do instituto. Ele estaria ligado à empresa Exame Medicina Diagnóstica, na Asa Sul.

Suspeitas

O sindicato aponta ainda que Rodrigo Caselli é cogitado para diretor de Atenção à Saúde do Instituto, mesmo sendo sócio da EMS – Cosultoria e Treinamento em Emergência e da Climed, “ambas descritas como atividades de atenção à saúde e de medicina ambulatorial, respectivamente”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado