Menu
Mídias e Identidade

Comissão divulga livro sobre escravidão no DF

Arquivo Geral

13/10/2017 14h06

Divulgação

O relatório final da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no DF e Entorno, do Sindicato, concluído em maio, deste ano, se transformou em livro, que pode ser acessado em PF no site do Sindicato dos Bancários.

As informações apresentadas na publicação sobre as populações negras do Distrito Federal e Entorno – especialmente as comunidades quilombolas contempladas no projeto –, têm como proposta fornecer subsídios necessários às cobranças de reparação às violações sofridas e que também sejam reconhecidas por suas lutas cotidianas e alcancem a justiça social de que tanto carecem, honrando seus ancestrais.

Composta por 19 membros, em caráter voluntário, a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no DF e Entorno, deu início às suas atividades no dia 30 de março de 2016 e definiu como período temporal aos estudos teóricos e de campo o compreendido entre os anos 1700 (quando teve início o Ciclo do Ouro) e o ano de 1960 (quando fundada Brasília, a atual capital do país). As áreas estabelecidas como de interesse foram as situadas em um raio aproximado de 300 km do centro de Brasília, pelo estado de Goiás.

O arquivo em PDF pode ser acessado no link:

https://www.yumpu.com/pt/document/view/59414237/relatorio-final-a-verdade-sobre-a-escravidao-negra-comissao-da-verdade

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado