Menu
Julio Jardim

Expotchê, a mais tradicional feira de Brasília, completa 25 anos de realização

Arquivo Geral

28/06/2017 9h07

Principal feira de cultura gaúcha fora da região Sul acontece a partir do dia 30 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

 

Entre os dias 30 de junho e 09 de julho, a capital federal recebe uma das maiores feiras dedicadas à comercialização de produtos da região Sul do país, que mostra também a cultura do estado do Rio Grande do Sul em todas as suas vertentes, a Expotchê. Anualmente, cerca de 150 mil pessoas visitam os corredores do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade durante os dez dias de evento.

Realizada desde 1992, pela Rome Eventos, reúne mais de 300 expositores distribuídos em uma área de 27 mil metros quadrados. O evento movimenta a economia local, gerando mais de 3000 empregos diretos e contratos com cerca de 40 empresas locais para prestação de serviços. A feira tem um volume de negócios diretos e indiretos superior a R$ 15 milhões de reais em vendas a cadaedição.

Em sua 25ª edição, a Expotchê traz para a cidade as melhores atrações de todos os anos, os shows que mais fizeram sucesso durante a realização da feira na capital federal. Escolhidos mediante a votação e participação do público, por meio das redes sociais do evento. Será a programação cultural mais intensa. Mais de 50 apresentações de música e dança, distribuídos em 10 dias de feira, com as melhores bandas gaúchas e grupos musicais e folclóricos da região Sul e dos Centros de Tradição Gaúcha.

A feira será distribuída em espaços cenográficos que representam a cultura gaúcha, com área de comercialização de produtos e praças temáticas dedicadas ao vinho, ao pão, à cerveja, ao chocolate, ao chimarrão, dentre outros. Nos estandes o visitante irá encontrar roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, sucos, cucas, pães artesanais, geleias, chimias, vinhos e espumantes em taças e copos, chopp, cervejas artesanais, joias, bijouterias, acessórios, artigos de decoração, artesanato campeiro e muito mais.

 

Lançamento

Uma novidade, para este ano, é o lançamento do site de comercialização de produtos originários da região Sul do Brasil, o E-commerce – Mercado Expotchê, Produtos Premium. A iniciativa marca a comemoração dos 25 anos da tradicional feira gaúcha. O carro-chefe será o Clube do Assinante, aberto a todos os perfis de público, de Brasília, por meio de associação. Mensalmente, será feita uma curadoria de produtos do café colonial, em que os associados irão receber uma caixa de produtos contendo itens como queijos, vinhos, pães, salames, entre outros do tradicional café colonial, intitulada “Tchêbox”.

O Clube do Assinante será direcionado aos que apreciam os prazeres da boa mesa colonial e para quem procura por produtos diferenciados e com qualidade.  “Queremos proporcionar às pessoas novas experiências, e, para quem já conhece os produtos da região, será a oportunidade de ter em casa iguarias e itens provenientes do Sul”, diz Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.

 

Iguarias e Espaços diferenciados da Feira

 

·         Praça do Pão – Área ocupada por colonos vindos de Presidente Lucena, da serra gaúcha, onde pães e cucas são assados na hora, exalando um cheirinho irresistível para os visitantes. Também fazem parte deste espaço, os acompanhamentos para os pães, como as famosas chimias, geleias, nata, biscoitos e doces caseiros, que são oferecidos ao público para degustação e venda.

·         Praça do Vinho – Espaço onde as vinícolas do Rio Grande do Sul mostram sua produção de vinhos, espumantes, champanhes e sucos de uva. Nessa edição, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Monte Paschoal, Luis Argenta e Don Guerino ofereceram seus melhores rótulos para degustação e venda, em taças e garrafas a preços especiais. Também estará presente neste espaço a Casa Madeira, com suas geleias e os produtos da Linha Vinotage, cosméticos preparados à base de uva.

·         Tchê Bier – Espaço destinado às cervejarias artesanais e ao chope. Nesta edição será realizado o Festival da Cerveja, com muitas atrações, bandas típicas alemãs e petiscos. O local oferece ainda mesas de sinuca e totó, além de contar com aparelhos de televisão para transmissão de jogos ao vivo. Um ambiente de diversão e lazer para amigos e familiares.

·         Tchê Kids – Uma área de 400 m² especialmente criada para crianças com até 12 anos de idade. Lá, enquanto os pais se divertem e fazem suas compras, a meninada poderá participar oficinas de balão mania, pintura de rosto e pintura artística, espaço fotográfico com fantasias infantis, brinquedos infláveis, jogos eletrônicos, personagens de filmes infantis, piscina de bolinhas, mono jump e muito mais.  Além disso, o Circo Tholl ministrará oficinas surpresa com as crianças no local.

·         Praça do Chimarrão – Espaço destinado à erva-mate, onde a mais tradicional bebida do RS é exibida, em ornamentadas cuias de chimarrão. Este ano uma participação especial: A Escola do Chimarrão, fundada com o apoio do IBRAMATE dará explicações sobre os benefícios da erva-mate e as diversas formas de preparação, permitindo ao público visitante conhecer um pouco mais sobre o produto. É um espaço para degustação e também para a compra dos melhores mates do Rio Grande do Sul.

·         Praça do Chocolate – Os visitantes poderão desfrutar das famosas fábricas de chocolates de Gramado. Pode ser encontrado em vários formatos e consistências, com requinte de apresentação. Em barras, formatos de bichinhos, ao leite, amargo, meio amargo, branco, preto, em creme e não poderia faltar o saboroso fondue com morangos e uvas.

·         Praça Literária – A editora Martins traz de Porto Alegre a produção literária de autores gaúchos, comercializando mais de 300 títulos que contam um pouco da história desse povo tão peculiar e apegado às tradições.

·         Galpão Gaúcho – Espaço ocupado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central (MTGPC), que congrega os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da região e atua na preservação e difusão da cultura tradicionalista gaúcha. A tradição estará representada por meio do tradicional arroz carreteiro, do pinhão cozido, do sagu, da cuca, do vinho de mesa e do tradicional brechó de peças indumentárias gaúchas, como alpargatas, lenços, bombachas, vestidos e outros.

·         Praças de Convivência – Praças ambientadas para o descanso dos visitantes, com projetos de jardinagem e decoração, sempre fazendo referência às paisagens do Sul. A cenografia do evento tem se tornado também um atrativo e cenário para inúmeras fotos. Este ano, a identidade visual da Expotchê foi feita pelo artista plástico Ralfe Braga, que irá expor suas obras no evento. Um grande painel criado por ele fará parte da ambientação e o público poderá interagir fazendo a pintura deste painel.

 

Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS fez uma seleção de 69 artesãos, que irão expor nos 10 dias de evento, eles são de municípios do Rio Grande do Sul como Porto Alegre, Gravataí, Pelotas, Viamão, Alvorada, Canoas, Guaíba, Capão da Canoa, São Lourenço do Sul, Nova Santa Rita, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Caçapava do Sul, Barra do Ribeiro, Rosário do Sul, Campo Bom, Eldorado do Sul e Ivoti. Os artesão levarão materiais como metal típico regional, argila, tricô, couro, madeira, sucata, resina, tecido, E.V.A, dentre outros.

 

Doação de alimentos

Para garantir o pagamento de meia entrada no evento, os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis, que serão revertidas para cinco entidades sociais, são elas: CEPAI (Centro de Projetos e Assistência Integral – Maria da Guia) de Samambaia, ONG Vida Positiva, da Asa Sul, Lar dos Velinhos Bezerra de Menezes, de Sobradinho e as creche São José Operária e Casulo do Saber da Estrutural. A expectativa da organização é que mais de 20 mil quilos de alimentos sejam doados durante os 10 dias de evento. “O objetivo é de despertar nos visitantes o espírito de solidariedade com essas instituições, que há alguns anos já vêm sendo beneficiadas pelo projeto Rome Cidadania”, comenta Rômulo.

 

Programação das Atrações Musicais

 

Dia 30 de junho – Sexta-feira

17h – Circo Tholl – Palco Regional

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

20h – Circo Tholl – Palco Regional

20h30 – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h – Chimarruts – Palco Principal

 

Dia  01 de julho – Sábado

13h – Circo Tholl – Palco Regional

14h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

16h – Circo Tholl – Palco Regional

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Grupo Celta Sol da Meia Noite – Palco Regional

20h – Circo Tholl – Palco Regional

21h – Filipe Catto – Palco Principal

 

Dia  02 de julho – Domingo

13h – Circo Tholl – Palco Regional

14h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

16h – Grupo de Dança Querência de  Cristalina – GO  – Palco Regional

19h – Circo Tholl – Palco Principal

20h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h – Hélio Ribas – Palco Principal

 

 Dia  03 de julho – Segunda-feira

17h – Circo Tholl – Palco Principal

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Circo Tholl – Palco Principal

20h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h –Beto Gonzales– Palco Principal

 

Dia  04 de julho – Terça- feira

17h – Circo Tholl – Palco Principal

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Circo Tholl – Palco Principal

20h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h – Guri de Uruguaiana – Palco Principal

 

Dia  05 de julho – Quarta-feira

17h – Circo Tholl – Palco Principal

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Circo Tholl – Palco Principal

20h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h –Oswaldir e Carlos Magrão– Palco Principal

 

Dia  06 de julho – Quinta-feira

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

20h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

21h – Nenhum de Nós – Palco Principal

 

Dia  07 de julho – Sexta-feira

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

20h – Paulo Toscano – Palco Regional

21h – Tequila Baby – Palco Principal

 

Dia  08 de julho – Sábado

13h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha – Mirim – Palco Regional

15h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha e Juvenil – Palco Regional

16h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

18h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha – Adulto e Veterano – Palco Regional

19h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

20h – Eurico Silva e Jorge Marino – Palco Regional

21h – Cachorro Grande – Palco Principal

 

Dia  09 de julho – Domingo

14h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

15h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG – Mirim – Palco Principal

16h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG – Juvenil – Palco Principal

18h – Grupo Associação de Danças Gaúchas – ADAGA – Palco Regional

19h – Cancioneiros do Planalto – Palco Principal

 

 

Serviço:

25ª Expotchê em Brasília

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Data: De 30 de junho a 09 de julho de 2017

Horário: De segunda a sexta, das 16h às 23h; sábados e domingos, das 11h às 23h

Planejamento, organização, montagem, comercialização e mídia da feira: Rome Eventos

Tel Geral: (61) 3345-0011 / 3345 0110

Tel Comercial: (61) 99972-5569

E-mail: [email protected]

Site: www.expotche.com.br

 

Valores:

R$ 15,00 (meia entrada) – de acordo com a legislação vigente ou mediante doação de 1kg de alimento.

R$30,00 (inteira)

Combo família (válido para 4 pessoas) : R$60,00

Passe Livre para 5 dias: R$60,00

Vendas antecipadas de ingressos: www.uningressos.com.br /www.expotche.com.br

 

 

Fonte: Agenda Cultural

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado