Menu
Gilberto Amaral

A visão do Brasil de amanhã

Arquivo Geral

24/03/2017 7h00

Atualizada 23/03/2017 22h12

Almoçando com o meu contabilista Erodiano Boaventura Gontijo, ex-funcionário do Ministério da Fazenda, tendo trabalhado com vários ministros, ele traçou um panorama da situação econômica no Brasil, principalmente no que tange a crise do momento, que é a da carne. No mercado mundial de carne o Brasil é o número um. Arrumar outro país para suprir a demanda do produto no mundo vai ser difícil. Ao mesmo tempo em que o país vai ter dificuldade para normalizar as exportações de carne, pode aumentar sua exportação de milho e soja para os países alimentarem seu próprio gado.

O mundo dos peixes

Erodiano revelou que apesar de terem criado e destituído o Ministério da Pesca, o peixe ainda está engatinhando no país. O mercado interno e externo é enorme. Com nosso clima e bons profissionais, há muitas possibilidades a serem exploradas. O país, por enquanto, não explora e nem incentiva a produção. Está dado o recado de hoje, da coluna.

Vergonha mundial

Se o Brasil já anda desmoralizado em todos os setores de suas atividades, ficou agora mais ainda com esse perplexo bate-boca do procurador-geral da República, Rodrigo Janot com o ministro da Suprema Corte do país, Gilmar Mendes. O procurador cuida dos assuntos inerentes à pasta e o ministro não pode ficar dando opiniões e zanzando por aí como ministro do STF e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, que terá julgamento dos mais importantes. A Lava-Jato não vai ficar impune, doa a quem doer, sob pena de por o povo e o Exército na rua e fechar tudo.

Tem razão o Boechat

O meu amigo Ricardo Boechat comentou muito bem no Jornal da Band, dizendo que o mais indicado seria colocar um ringue e os dois disputarem quem é o melhor e pararem com esta palhaçada que só serve para desmoralizar o país e que aumenta mais ainda esta crise nunca vivida pelo Brasil.

Abuso

É mais do que um abuso esse de autoridade. O povo acredita que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Édison Lobão não vai colocar em votação este projeto pessoal, interesseiro e abusivo de autoria de Renan Calheiros. Autoridade é para ser respeitada e não abusar das coisas alheias e das imperfeitas. Os parlamentares precisam saber que em primeiro lugar vem o amor à Pátria, e não aos interesses particulares.

Lista fechada

Enquanto o presidente Temer declara que financiamento público só serve com lista fechada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que “caixa dois também é crime”. Por outro lado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defende a lista fechada com argumento de que alguns países da Europa usam este modelo.

Expertise

O cirurgião plástico Mucio Porto, que agora vive na ponte aérea Brasília/Emirados Árabes, segue no dia 26 para mais uma maratona de trabalho. Até o dia 4 de abril, ministrará aulas nos cursos na área de rejuvenescimento facial e também atender seus pacientes da Clínica de Dubai.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado