Menu
Esplanada
Esplanada

Curto-circuito & Bota-fora

Arquivo Geral

23/08/2017 12h00

Atualizada 22/08/2017 21h49

Omitindo a incompetência de seguidos Governos no setor elétrico – inclusive neste – o Palácio do Planalto vai privatizar a Eletrobrás num momento em que a geração e distribuição de energia são consideradas questão de soberania nacional por governos como EUA e China, que usam até forças militares para proteger usinas e linhas de transmissão. Curiosamente, a ideia e o projeto repentinos de privatização da Eletrobrás surgem num cenário em que o camburão da Polícia Federal começa a rondar a estatal que sempre foi controlada por expoentes do PMDB, desde a redemocratização do País.

Dedo na tomada

Vem operação grande aí, no setor elétrico estatal. Japonês voltou Newton Ishi tentou esconder o rosto com touca, na prisão de Vaccareza, mas suas feições são inconfundíveis mesmo com o rosto encoberto. O Japonês da Federal voltou.

No sal

O relator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP), ganhou a ira de colegas do PT por mudar parágrafos outrora acordados com a bancada. Virou o “Vicente Frouxo”.

Prospecção

O episódio de flagrante de fiscais do Ibama no fim de semana no Pará, com toras de madeira de desmatamento em caminhões, é apenas um ponto no mapa dos problemas ainda enfrentados pelo Governo no tema. Além dos desmatadores de madeira nobre, a mineração – mesmo com o novo código vigente – virou grande desafio na floresta.

Floresta$ 1

Na comunidade de Saracatekara, em Oriximiná, no Pará, os garimpeiros e grandes mineradoras pressionam o Governo federal para que a destinação da floresta – ainda ‘sem dono’ – seja para utilização da comunidade local e não para concessão com manejo. Assim os empresários conseguem negociar com os locais a extração de bauxita.

Floresta$ 2

A burocracia e a falta de pessoal estancaram a concessão de florestas no País. O grupo no Serviço Florestal Brasileiro foi reduzido em 10 pessoas. E há demanda por áreas.

Raposão

O gramado da Esplanada vai ganhar hoje outro boneco gigante inflável, de 12 metros. É o ‘Raposão’, em ironia a banqueiros, ideia do Conselho Federal de Administração. O CFA chama a atenção sobre o prejuízo do fim dos boletos sem registros.

Na conta

O presidente do CFA, Wagner Siqueira, alerta que os pequenos empresários vão pagar caro com a emissão obrigatória de boletos com serviço oneroso nos custos bancários.

Vaivém

O PT já trata Aécio Neves como carta fora do jogo eleitoral de 2018. Gilberto Carvalho, que abre palanques para caravana de Lula da Silva no Norte, tem repetido “Aécio já foi”

Foguetório

O Planalto prepara um foguetório em tempos de tanta crise. O PRODES (observatório independente) revelou uma baixa do desmatamento nas florestas da região Norte. No Governo de um presidente ruralista.

Dez Neymars

O Brasil deixa de faturar R$ 8 bilhões todo ano por não adotar processos eficientes de reciclagem. O ativista ambiental Tião Santos fez comparação: é como se o País desperdiçasse ‘um Neymar’ dez vezes, em relação ao que o PSG pagou pelo craque.

Exemplo

Tião, conhecido pelo documentário ‘Lixo Extraordinário’, será o embaixador da campanha ‘Eu tenho consciência, e você?’, bolada por duas multinacionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado